QUANDO O ESPÍRITO BENFIQUISTA PREVALECE, NÃO HÁ DERROTA, CORRUPTO, MERCENÁRIO OU ARRUACEIRO QUE O CONSIGA APAGAR OU FAZER REGREDIR.
BENFIQUISMO É ESTADO DE ALMA SEM DEFINIÇÃO, PRIVILÉGIO DOS PUROS!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

MESMO A PROPÓSITO

A WikiLiga
ABRIR O JOGO

quinta-feira, 16 dezembro de 2010
Autor:  PEDRO S. GUERREIRO
 In: Record
 
O Wikileaks está a pôr o mundo em choque. A revelação de milhares de telegramas secretos da diplomacia americana, na Internet e nos jornais, está a trazer escândalos e bisbilhotice. Lembra-se do Caso da Fruta?...
Sim, o futebol português já teve o seu Wikileaks: a publicação, primeiro escrita e depois dos próprios registos sonoros, de escutas telefónicas. Deu no que deu: na contestação pública de um processo arquivado pelos tribunais.
Caso da Fruta, Apito Dourado, Apito Final, Envelope, o Túnel da Luz, o de Braga... O futebol tem sido fértil em casos barulhentos, mas esse da “wikifruta” foi mais longe e foi longe de mais. A violação do segredo de justiça é justiça pelas próprias mãos. É uma cobardia: suspeito não é arguido e arguido não é culpado. Só que culpado nem sempre é condenado – daí que as fugas de informação do sistema judicial português aconteçam porque o próprio sistema se descrê – e prefere uma condenação na praça pública a condenação nenhuma nos tribunais. O problema é que mesmo quem assim pensa foi à Internet, como eu fui, ouvir as gravações. Tirou conclusões. E comparou-as com as dos tribunais.
O Wikileaks tem muitas destas características, incluindo ter milhares de informações irrelevantes sobre os citados, se são pândegos, obstinados ou espirituosos. Mas o Wikileaks é uma fuga de informação diplomática, não judicial. E estão a ser revelados segredos de Estado que deviam ser julgados por tribunais. O Wikileaks é uma forma, arriscada, que a democracia encontrou para se soltar de Governos que a aprisionam.
Ao ouvir escutas de futebol, prefiro achar-me incompetente para julgar do que suspeitar de quem julga. No dia em que acreditarmos que a justiça portuguesa é orquestrada por alguma política, nem valerá a pena “wikiliquidá-la”, mais vale emigrar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ainda vais ser processado por divulgar isso! lol

http://forcamagicoslb.blogspot.com/

Manuel Oliveira disse...

Li a crónica no Record. Concordo com o autor, embora como todos, não se queira queimar como se vê quando fala das escutas.

Abraço, amigo Joseph.

Bimbosfera disse...

É uma pouca vergonha, já o escrevi hoje, e até já me custa tanto falar disto que já nem uso maiúsculas para mostrar indignação... Estou simplesmente triste e cansado com isto...

Abraço e Boas Festas a Todos

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com