QUANDO O ESPÍRITO BENFIQUISTA PREVALECE, NÃO HÁ DERROTA, CORRUPTO, MERCENÁRIO OU ARRUACEIRO QUE O CONSIGA APAGAR OU FAZER REGREDIR.
BENFIQUISMO É ESTADO DE ALMA SEM DEFINIÇÃO, PRIVILÉGIO DOS PUROS!

quinta-feira, 5 de junho de 2008

BOLA DE NEVE

REVOLTA: LIDER DEBAIXO DE FOGO...ADEPTOS QUEREM CULPADOS

O afastamento do FC Porto da Liga dos Campeões pode criar uma verdadeira crise azul-e-branca. Pinto da Costa está debaixo de fogo, tal como o seu gabinete jurídico (do qual faz parte o administrador Adelino Caldeira) por não ter recorrido da decisão da Comissão Disciplinar da Liga de Clubes.
As primeiras vozes discordantes são audíveis e portistas confessos como Manuel Serrão, Júlio Magalhães ou Rui Moreira pedem mesmo que sejam apurados os culpados. 'Ou o presidente corre com o departamento jurídico ou arrisca-se a ser corrido com eles. Apesar do passado ser intocável, Pinto da Costa deve convocar depois uma assembleia geral para que os sócios legitimem a sua presidência', disse ao CM Manuel Serrão, enquanto Júlio Magalhães e Rui Moreira lembraram que sempre defenderam que o FC Porto devia ter recorrido. 'Não há glória sem honra', disse Moreira, que não escondeu a revolta por o FC Porto ter acatado a decisão da Liga.
Outros dirigentes ouvidos pelo CM mostram alguma reserva nas tomadas de posição. Fernando Póvoas, por exemplo, garante que nada tem a dizer, esperando apenas que a SAD resolva a situação. 'Já me basta a azia', ironiza.
Nas hostes da claque dos Super Dragões havia ontem quem já pedisse a demissão de toda a estrutura da SAD, embora publicamente se mostrassem mais contidos.
A decisão da Comissão de Controlo e Disciplina da UEFA, que considera demostrado que o FC Porto esteve envolvido em actos de corrupção, foi assinada por três elementos que não se encontravam em Nyon, Suíça. Nenhum representante do FC Porto marcou presença em Nyon e a reunião decorreu em absoluto sigilo.
No final, William Gallard, director de Comunicação da UEFA, confirmou que a vaga do FC Porto será preenchida por um clube português.

PRESIDENTE SUSPENSO DÁ ENTREVISTA E ARRISCA PUNIÇÃO
Pinto da Costa concedeu ontem uma entrevista à SIC reagindo à decisão da UEFA de excluir o FC Porto da próxima edição da Champions. O presidente portista está suspenso por dois anos pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga e não pode dar entrevistas na qualidade de dirigente, pelo que incorre agora num alargamento da punição e no pagamento de uma multa.
A CD é explícita no que se refere à exposição pública dos dirigentes suspensos. Segundo o acórdão que ditou a suspensão de 15 dias aplicada a Luís Filipe Vieira, em Março último, o visado está inabilitado para 'entrevistas e outras intervenções junto da Comunicação Social, assim como quaisquer outras formas de manifestação pública do dirigente nesta qualidade, em especial por ocasião de actos ou eventos do clube ou sociedade desportiva'.

Quem infringir as limitações impostas pela Liga é novamente punido com três meses a um ano de suspensão e multa de mil a cinco mil euros. Contudo, não é líquido que Pinto da Costa seja castigado porque pode haver confronto de direitos, sendo que o direito de defesa prevalece sobre todos os outros.
Pode ser este o argumento de Pinto da Costa para a entrevista de ontem, alegando que na qualidade de arguido se defendeu da decisão do Comité de Controlo e Disciplina da UEFA.

HERMÍNIO LOUREIRO NA PGR
Hermínio Loureiro vai ser hoje recebido por Pinto Monteiro, procurador--geral da República, numa audiência pedida pelo número um da Liga. O dirigente deverá conversar com o magistrado sobre as conclusões do ‘Apito Final’, onde foram apurados factos que podem dar origem a mais processos.

MADAÍL NÃO POUPA CRÍTICAS
Gilberto Madaíl revelou espanto com o veredicto da UEFA. 'Deixou-nos surpreendidos porque não houve equidade na decisão, que foi o que nós pedimos', referiu o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, lembrando o caso italiano: 'A UEFA alega que no Calciocaos não houve corrupção de árbitros. Então, pergunto, houve corrupção de quê? O conceito não é igual?'

RUSSOS FAZEM AGORA PRESSÃO
A Federação Russa estava ontem a desenvolver vários contactos para tentar que fosse um clube russo a ocupar a vaga que eventualmente será deixada pelo FC Porto caso se confirme a decisão de ontem. Os russos defendem que Portugal não poderá substituir o clube afastado por suspeitas de corrupção, devendo o lugar ser atribuído a Zenit, de St. Petersburg.

VALORES DOS ACTIVOS MAIS VALIOSOS EM RISCO

A ausência de receitas da Liga dos Campeões pode obrigar o FC Porto a vender alguns dos activos mais valiosos. Que também podem manifestar o desejo de sair, por o FC Porto não disputar a Europa.

CRÍTICAS FECHAM FÓRUM

O portal dos Dragões – o fórum que embora não sendo oficial era o mais concorrido dos adeptos portistas, que debatiam as mais diversas questões da vida do clube – foi anteontem encerrado. A decisão do administrador foi sustentada no tom dos últimos comentários que continha ameaças directas aos não-portistas. As críticas a Pinto da Costa também já eram claras.

Sem comentários: