QUANDO O ESPÍRITO BENFIQUISTA PREVALECE, NÃO HÁ DERROTA, CORRUPTO, MERCENÁRIO OU ARRUACEIRO QUE O CONSIGA APAGAR OU FAZER REGREDIR.
BENFIQUISMO É ESTADO DE ALMA SEM DEFINIÇÃO, PRIVILÉGIO DOS PUROS!

domingo, 23 de janeiro de 2011

QUEM O DIZ É O CHULO MST

 in Mentira Desportiva

"Qualquer auditor de contas ou conselho fiscal tinha de ver a quem são pagas comissões e qual o interesse do FC Porto em ter jogadores emprestados por todos os lados", diz Sousa Tavares. Não é difícil perceber que os favores pagos a árbitros e clubes têm um preço...
"No FC Porto, é mais do mesmo: saem dois ou três dos melhores, entram nove ou dez cujo valor se ignora e que tanto podem ser um sucesso como um fiasco, destinado a alimentar a interminável legião de supranumerários que a SAD azul e branca sustenta por esse mundo fora. A SAD quer vender dois ou três dos melhores, todos os anos, porque a gestão do clube é sempre deficitária e só se equilibra vendendo. E é deficitária porque é preciso sustentar um exército de alguns 70 jogadores, quando o normal seria metade disso.
E assim se fecha este ciclo vicioso: para pagar aos jogadores que não jogam é preciso vender os que mais jogam. Essa é a grande questão, que qualquer auditor de contas ou conselho fiscal tinha obrigação de controlar: basta ir ver a quem são pagas comissões nas compras e que interesse tem o clube em ter jogadores emprestados por todos os lados."
Este é um excerto de um artigo de opinião de Miguel Sousa Tavares, publicado em A Bola no dia 7 de Julho de 2009. O conhecido adepto do FC Porto - sempre muito crítico para com a gestão do clube, mas muito meigo na abordagem das escutas - lança um tema interessante: que jogadas de bastidores estão por detrás de cada transferência no FC Porto? Onde são 'depositados' os milhões que as transferências rendem?
No final da época em que foi campeão europeu, o FC Porto vendeu metade das suas estrelas, o que proporcionou um encaixe relevante, sem que, paradoxalmente, esse encaixe tenha permitido uma redução do passivo. Existe uma máquina que suga todos os milhões das transferências – comissões, ordenados de administradores, talvez facturas pagas a viagens por engano, serviços de prostituição para árbitros...
O actual presidente da Liga saiu do FC Porto após uma alegada divergência com Pinto da Costa, que assentava em diferentes perspectivas sobre a gestão financeira do clube. Fernando Gomes tinha já na mente uma partida para a Liga e a jogada não terá sido inocente. Mas a verdade é que Pinto da Costa não justifica os milhões que estão envolvidos nas transferências, apesar do falso rigor que as SAD prometeram...
Recuamos ao sublinhado deste texto, para esclarecer Miguel Sousa Tavares: o FC Porto tem 70 jogadores emprestados para poder comprar favores às equipas, como aconteceu com a União de Leiria, por exemplo, cujo treinador deixou Silas, Carlão e outros titulares indiscutíveis de fora (jogadores que, de resto, saíram da cidade do Lis nesta reabertura de mercado... porque são bons).
Convém ter 70 emprestados, para ter produto suficiente para uma mão cheia de emprestados aos clubes que lutam pela sobrevivência... Quem não se lembra das estranhas substituições de Carlos Cardoso, treinador do Setúbal, que retira Bruno Gama e Leandro Lima, no Estádio do Dragão? As duas pedras essenciais dos sadinos saíram e, no minuto seguinte, o FC Porto desfaz um teimoso empate que ameaçava...

P.S. - O CHULO QUANDO ESTÁ BEBADO DIZ UMAS VERDADES

3 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Grande e oportuno artigo. O MST fala mas dos factos mais relevantes como as escutas nem uma palavra.
Quanto aos emprestado ainda agora emprestou mais dois sendo que um é um tal de Urka ou lá como se chama, ao Braga. Claro que vai estar castigado ou lesionado quando as duas equipas se defrontarem. vale uma aposta?

GuachosVermelhos disse...

O CHULO QUANDO ESTÁ BEBADO DIZ UMAS VERDADES
Correção;
O CHULO QUANDO ESTÁ BEBADO DIZ UMAS BERDADES

Esse só mesmo bebado diria uma coisa dessas...é um dos mais perigosos (comunicação social nas mãos) fascinoras com que nos defrontamos!

Viriato de Viseu disse...

Realmente quando esta BOSTA TALIBAN bebe, arrota qualquer coisa de jeito!!!