QUANDO O ESPÍRITO BENFIQUISTA PREVALECE, NÃO HÁ DERROTA, CORRUPTO, MERCENÁRIO OU ARRUACEIRO QUE O CONSIGA APAGAR OU FAZER REGREDIR.
BENFIQUISMO É ESTADO DE ALMA SEM DEFINIÇÃO, PRIVILÉGIO DOS PUROS!

domingo, 11 de novembro de 2012

COSME DAMIAO e PLATAO

Teve o Glorioso BENFICA, como seu Fundador, um Homem(ou um Deus?) duma dimensao ímpar. um lírico do Desporto, um visionário, como quase de certeza nao voltará a aparecer mais nenhum. De seu nome COSME DAMIAO, fundou o Orgulho duma Naçao, CLUBE ímpar no Mundo, capaz de parar guerras, conciliar inimigos, deixar saudades e adeptos em Povos Colonizados. E mais nao quero dizer sobre COSME DAMIAO, pois a minha gramática, é demasiado limitada, para tao grande Personagem.

Mas nesses tempos em que até os adversários reconheciam o Valor dos adversários, e nao como agora que se servem da propaganda jornaleira, o inigualável COSME DAMIAO, concorreu à Presidência do GLORIOSO, confrontando uma outra lista, esta liderada por outro "monstro" que dava pelo nome de RIBEIRO dos REIS, que por acaso até convidou COSME DAMIAO, para integrar a sua Lista, como vice.

 Porque chamo para aqui este tema? Simplesmente porque entendo que COSME DAMIAO, era um visionário, um poeta enamorado duma certa forma de encarar um Clube, uma maneira "impossível" de viver o Desporto. O BENFICA de COSME DAMIAO começou por ganhar, ganhar e ganhar arrastando multidoes. Amado, acarinhado idolatrado pelo Povo sofredor, transportado no coraçao de emigrantes aos "4 cantos do Mundo", fazendo parte integrante da diáspora,o mais querido Clube do Mundo, o sagrado BENFICA, começou a declinar, isto é começou a perder e com alguma regularidade.Nada que fizesse COSME DAMIAO, atleta de eleiçao, mudar as agulhas do entendimento.

O segredo afinal era um segredo de Polichinelo: atendendo ao evoluir da Sociedade, entendendo melhor a locomotiva da Vida, os outros Clubes, começaram a pagar aos Atletas. Natural pois a fuga dos melhores valores para esses Clubes, e nem os podemos apelidar de mercenários, uma vêz que o que ganhavam apenas servia para aconchegar os parcos vencimentos dos seus empregos tradicionais.

Horror dos horrores, sacrilégio de lesa o Futebol, e do nosso BENFICA em particular, o Pai do BENFICA, nao se conformava. E teimava na sua visao poética, mas claramente desajustada da realidade. E nessas eleiçoes o impensável aconteceu: o Homem que fundou um Clube partindo dos estratos mais baixos da Sociedade, a infelizmente triste CASA PIA, partindo da ralé, fundou a mais nobre INSTITUIÇAO no Mundo Inteiro.

O nosso COSME DAMIAO perdeu as Eleiçoes.Injustiça? Ingratidao? Quanto a mim nada disso. Apenas e só, o devir constante da vida.

PLATAO dizia que nao nos podemos banhar duas vezes nas águas do mesmo rio. A História está em constante evoluir, e temos que a agarrar, nao podemos deixar-nos ultrapassar.

Foi só isso que os Sócios do BENFICA fizeram ao derrotar o maior Vulto da nossa centenária História. O mesmo se passa na questao dos Jogadores portugueses e Jogadores estrangeiros no BENFICA.

Mas afinal que querem estas alimárias? Se eu tenho um portento que posso integrar no meu CLUBE, (Olá JONH é o último exemplo) vou deixá-lo ir para outro, só porque tenho portugueses embora sejam magníficos? Mas vou perder um CARDOZO um LIMA um RODRIGO, só porque tenho um MIGUEL ROSA, um IVAN CAVALEIRO ou o LUCIANO? Vou é aproveitá-los a todos.

Valendo-me novamente de PLATAO digo “Os sábios falam porque têm algo a dizer, os tolos porque têm de dizer alguma coisa.” É a frase que melhor define os que fazem finca pé, nos estrangeiros do GLORIOSO.

Nao sao tolos, sao cretinos. E já vimos que os Jogadores estrangeiros a par com o português JORGE JESUS, já "deram" mais de 100 (CEM!!!)milhoes de Euros ao BENFICA nestes últimos anos.

Por mim, nao faço a mínima diferença entre um paraguaio, um russo, um angolano, um timorense, um jamaicano, um espanhol ou um português. Faço diferença sim na quantidade de suor vertido na defesa do MANTO SAGRADO.

1 comentário:

Unknown disse...

Boa Tarde,

Concordo Lucifer, para mim também não há jogadores Portugueses ou Estrangeiros, para mim há jogadores do Benfica....e para mim basta.

Mas a esses anormais já nada espanta, se por exemplo o Benfica tivesse 25 Portugueses no Plantel eles reclamavam porque os estrangeiros é que eram bons...enfim.