QUANDO O ESPÍRITO BENFIQUISTA PREVALECE, NÃO HÁ DERROTA, CORRUPTO, MERCENÁRIO OU ARRUACEIRO QUE O CONSIGA APAGAR OU FAZER REGREDIR.
BENFIQUISMO É ESTADO DE ALMA SEM DEFINIÇÃO, PRIVILÉGIO DOS PUROS!

sexta-feira, 13 de junho de 2014

SUBLIME DENÚNCIA (PERIPÉCIAS E CAMBALHOTAS SERPISTAS)


O ilustre benfiquista Alberto Miguéns, dispensa qualquer apresentação.

Os benfiquistas que tiveram o privilégio de assistir na Benfica TV, aos programas, «Em Defesa do Benfica», ou têm acesso ao blog com a mesma denominação, certamente reconhecerão em Alberto Miguéns, o mais credível e rigoroso fiel depositário da história e actualidade do GLORIOSO S.L.BENFICA.
A prova disso mesmo, para além de muitas outras prestadas, está patente no "post": "A Maior Mentira do Futebol Português", que com a devida vénia transcrevemos directamente do seu blog: http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt :

a Maior Mentira do Futebol Português

Em termos factuais relacionados com o Benfica!

QUANDO SE MENTE SABENDO QUE SE ESTÁ A ENGANAR

Com as conquistas do "Glorioso" surgem logo inúmeros jornais, revistas e livros a cativar os Benfiquistas a gastar uns euros em prol de recordações e análises das conquistas e da época. Era útil é que prestassem um bom serviço, com rigor, já que pretendem ganhar dinheiro - o que é legítimo - com a História do Benfica.


Vítor Gonçalves

O Livro Oficial de "A Bola"
Há chorrilhos de disparates. Vou focar-me em apenas um, se não passaria o resto do ano, aqui no EDB, a fazer a errata dessa publicação.
Mais um campeonato, mais uma vez a aldrabice acerca de quem conquistou o primeiro campeonato nacional, na II edição da competição, para o Benfica. Para "A Bola" e restantes publicações, como o jornal "Record" e demais (que A Bola não tem a exclusividade da aldrabice) foi Lipo Herczka, mas não foi. Foi Vítor Gonçalves. E por isso não foram apenas quatro os treinadores portugueses - mesmo sendo um pormenor histórico sem interesse - campeões nacionais pelo Benfica. Foram quatro. Dois erros assim de uma penada num cantinho de página.


Livro oficial O Ano de Ouro da Águia Época 2013.14; A Bola; página 206 NOTA: Conquistar dois títulos não consecutivos não é ser bicampeão é conquistar... dois títulos. Então Eusébio que conquistou... onze é o quê!? Mais e melhor jornalismo e menos propaganda! Para não lhe chamar outra "coisa"! Mais feia mas até mais verdadeira!

Dar uma de ensinar jornalismo a quem é jornalista por um não-jornalista
Perdoem-me esta forma presunçosa de indicar como se deve procurar a verdade com rigor, mas não consigo encontrar outra. Um jornal que notícia factos, se confiar nas noticias que escreve, quando quer falar de factos do passado vai ao seu arquivo e consulta o que foi escrito nas páginas do jornal. E se os factos ocorreram antes do jornal existir. No caso de ocorrências relacionadas com o futebol consulta as entidades que organizam as competições ou jogos, os clubes que as/os jogaram ou pesquisa em jornais que se publicavam à data das ocorrências. Sabendo-se que o primeiro número do jornal "A Bola" data de 29 de Janeiro de 1945 o que está "para trás" tem de ser pesquisado noutras publicações.

Época 1935/36
Se o "trabalho" for bem feito - a pesquisa feita com método e rigor - sabe-se que o treinador do Benfica no campeonato da I Liga foi Vítor Gonçalves. Apesar das publicações não serem esquematizadas e organizadas como na actualidade, nem os treinadores terem o protagonismo que têm no futebol "moderno", está referido nas duas publicações desportivas da época - jornal bissemanário "Os Sports" e revista semanal "Stadium", tal como no Relatório da Direcção do SLB de 1935/36 está escrito o agradecimento do Clube a Vítor Gonçalves pelo triunfo no campeonato.

Até se sabe a data de chegada de Lipo Herczka a Lisboa
O treinador Lipo Herczka deu uma entrevista à revista "Stadium" publicada na página 4, em 6 de Julho de 1938, onde é explicito:




Se foi há dois anos. Foi em Outubro de 1936...
E foi como se documenta (a digitalização é do Almanaque para facilitar a justificação da data) mas não certifico - também não interessa - que as restantes informações estejam correctas. A data está e é isso que, agora, interessa.




Então se chegou na temporada de 1936/37 como poderia ter sido campeão em 1935/36!
Nem agora que há videoconferências, telemóveis e internet seria possível estar em Espanha e treinar, em Portugal, o Benfica quanto mais em meados dos anos 30. Só com poderes telepáticos e paranormais. E ao que consta ele não tinha, porque era "até" Vítor Gonçalves que orientou o Benfica nas 14 jornadas do campeonato nacional em 1935/36. A última jornada foi em 3 de Maio de 1936, cinco meses antes de Lipo Herczka chegar a Portugal! Fica-se a pensar. Como é possível ser aldrabão num assunto que é, aparentemente, tão simples para ser-se rigoroso, verdadeiro e honesto! E não enganar os leitores e compradores!


Evidentemente o Almanaque acerta na data erra no resto. a data também era o mais fácil, não é!

Ignorância ou desleixo?
Mesmo que fosse ignorância era grave, porque devem indicar o que está correcto. É mais desleixo "agravado"! Sabem que está errado - eu sei que sabem - mas preferem fazer passar o erro, pois há quem conheça o assunto e a mudarem o treinador era admitir que andaram a enganar os leitores durante muito tempo. Quase sempre! Um absurdo para nós, mas para eles - talvez por não sentirem a história do Benfica como ter orgulho e honrar o passado - é aceitável! Aceitável!? Aceitável é estar certo e "entregar a Vítor o que é de Vítor"! Lipo não precisa de ganhar o que não ganhou para ser um dos treinadores mais importantes que trabalharam em Portugal. E que não sendo português, em Portugal repousará para sempre, pois está sepultado em Montemor-o-Novo.

Mentira cómoda
O facto é que esta mentira dá jeito pois permite construir outras mentiras das quais destaco duas que são recorrentes.

Que o primeiro treinador português campeão nacional, foi Augusto Silva, pelo CF "Os Belenenses", em 1945/46;

Que o primeiro treinador português contratado desde o início da temporada, campeão nacional pelo Benfica foi Mário Wilson, em 1975/76.

O futebol pode jogar-se com os pés, mas a História do Futebol, e principalmente a do BENFICA deve ser feita com a cabeça...

Alberto Miguéns



NOTA: As edições da AlmanaCáda sucedem-se. Já vai na 3.ª edição (Maio de 2014). Quem se ri dos Benfiquistas - sacando-lhes euros - e do Benfica - viciando-lhe a história - são dois sportinguistas: Rui Tovar e o seu filho Rui Miguel Tovar. Entre cerca de 20 mil erros, imprecisões, ignorâncias e ausências cá vai mais um porque dá para gracejar. Ângelo pode ter participado na conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1960/61 e depois na seguinte (1961/62) jogando "até" as duas finais. Mesmo 52 anos depois e três edições depois continua a não ser sequer Campeão Europeu!


Sem comentários: