QUANDO O ESPÍRITO BENFIQUISTA PREVALECE, NÃO HÁ DERROTA, CORRUPTO, MERCENÁRIO OU ARRUACEIRO QUE O CONSIGA APAGAR OU FAZER REGREDIR.
BENFIQUISMO É ESTADO DE ALMA SEM DEFINIÇÃO, PRIVILÉGIO DOS PUROS!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

CORRUPÇÃO - A HISTÓRIA CONTINUA ( 2008-2010 )



2008


Janeiro, 18
Carolina Salgado disse, no âmbito da instrução do processo sobre o jogo Beira Mar-FC Porto, que viu o presidente do FC Porto entregar um envelope ao árbitro Augusto Duarte contendo 2.500 euros. 

Janeiro, 27
«Autocarro encarnado fugiu a emboscada. [no regresso de Guimarães]» - Jornal A Bola, 27 de Janeiro de 2008.

Janeiro, 31
«Leandro Lima - idade sob suspeita. Tudo indica que o médio do FC Porto é dois anos mais velho.»- Jornal A Bola, 31 de Janeiro de 2008.

Fevereiro, 4
Tribunal de Gondomar recusa a indemnização pedida por Pinto da Costa ao Estado, num processo cível por alegada detenção ilegal em fins de 2004. 

Fevereiro, 6

Pinto da Costa admite suscitar nulidade no processos referentes aos crimes de natureza fiscal e de branqueamento de capitais | Ler mais

Fevereiro, 7

Agressões a Bexiga – Processo arquivado. Ministério Público decide arquivar, por falta de provas, o processo relativo às agressões de que foi alvo Ricardo Bexiga, antigo autarca socialista de Gondomar. Carolina Salgado tinha confessado que tinha pago para agredirem Ricardo Bexiga a pedido de Pinto da Costa. Ler mais

Fevereiro, 11
Pinto da Costa, implicado noutros processos paralelos, não integra a lista de 24 arguidos acusados de 183 crimes que irão a julgamento.

Fevereiro, 16
«Declaração de voto de ex-presidente arrasa CJ da FPF. Abuso de poder e violação da lei salvaram Valentim Loureiro.»

- Jornal A Bola, 16 de Fevereiro de 2008.

Fevereiro, 17
«Polémica "redução de pena a Valentim". Reacções à declaração de voto do ex-presidente do CJ: "Um dia destes ainda mudam o Conselho de Justiça para Gondomar... ou para lá perto." - Luís Filipe Vieira» - Jornal A Bola, 17 de Fevereiro de 2008.

Fevereiro, 25
Após sair dos estúdios da SIC em carnaxide, o jornalista Rui Santos é atacado por 3 indivíduos encapuçados e armados com barrotes. O caso foi abafado quando se percebeu a quem os indivíduos estavam ligados. Após este acontecimento, Rui Santos não mais voltou a falar de algumas questões que tinha levantado sobre a questão financeira da SAD do Futebol Clube do Porto.

Fevereiro, 26
«Major só falou alto.» - Garrido, jornal Record, 26 de Fevereiro de 2008.

Fevereiro, 27
Carolina Salgado, ouvida no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto, confirmou ter assistido a um telefonema e a uma conversa entre o presidente do FC Porto e o empresário António Araújo, no sentido de ser feito um "arranjinho" para o encontro FC Porto-Estrela da Amadora. 
Fevereiro, 28
Valentim Loureiro e João Loureiro vão a julgamento no processo do Apito Dourado relativo ao jogo Boavista-Estrela da Amadora. Jacinto Paixão (ábitro), José Alves (observador) e Pinto Correia (responsável pelo arbitragem) também pronunciados. 
Março, 25
Jorge Nuno Pinto da Costa é pronunciado, juntamente com António Araújo, por corrupção desportiva activa. Em causa está a arbitragem do jogo Beira Mar-FC Porto. O árbitro Augusto Duarte foi também pronunciado mas pelo crime de corrupção passiva. | Ler mais 1 | 2

Março, 29
«O bom senso já viu o Porto pagar viagens a árbitros.» - Zé Diogo Quintela, jornal A Bola, 29 de Março de 2008.

Abril, 8
Pimenta Machado diz que futebol português é "uma mentira” | Ler mais

Paulo Assunção foi abordado por 5 indivíduos que lhe disseram «... se não renovas até quarta-feira levas um tiro no joelho».

«Filipe Vieira diz que se apoia em factos quando denuncia resultados viciados. "Estou à vontade porque não recebo árbitros em casa".» - Jornal A Bola, 8 de Abril de 2008.

Abril, 22
«"Não tenham medo". Vieira cinco horas na Liga a contar tudo o que sabe. Apelo a clubes e árbitros para que denunciem irregularidades e pressões. Reconhecimento de um ano infeliz. "Fizemos uma época má, não foi por causa dos árbitros que não fomos campeões."» - Jornal A Bola, 22 de Abril de 2008.

Maio, 5O jornal Correio da Manhã faz capa da estratégia do Advogado de Defesa de Pinto da Costa, designadamente a descredibilização a Carolina Salgado. Pode ler-se «Testemunha de Pinto da Costa treinada em Hospital. Irmã de Carolina Salgado ensaiada por advogado para depor. Acusações contra presidente do Benfica decoradas.» | Ver capa

Maio, 9
Pinto da Costa, Valentim Loureiro, Augusto Duarte, Jacinto Paixão, FC Porto SAD, Boavista SAD, União de Leiria, João Bartolomeu, Bernardino Silva conhecem os castigos no processo Apito Final. |Ler mais 1 | 2

Maio, 12
«Es terrible lo que está pasando en el fútbol, un poco ante la mirada condesciente del periodismo. En los últimos años se han comprobado casos de dopaje masivos en Italia, caso Juventus, y de compraventa de partidos tanto en Italia como en Portugal, con equipos como la Juve y el Oporto en medio del embrollo. Las autoridades del fútbol, el periodismo y los propios profesionales del fútbol (entrenadores, directivos, árbitros y jugadores) deberían estar más vigilantes ante algo que no es ficticio es real. Hay gente que pone tanto empeño en ganar, en proclamarse ganadores, que traspasan las reglas de una manera obscena. Una de las cosas que más sorprenden de todo esto es la reiteración en los nombres de los equipos. Son casi siempre los mismos: Juventus, Oporto...» - Entrevista de Santiago Segurola, director-adjunto da Marca. | Ler mais

Maio, 14
Acareação entre Pinto da Costa e Carolina Salgado durou apenas seis minutos, tendo ambos mantido a respectiva versão e acusado o outro de mentir. 

UEFA admite punir o FC Porto mas só se pronunciará depois da FP Futebol comunicar oficialmente quais os clubes portugueses que garantiram lugares nas taças europeias em 2008/09. | Ler mais

«O major não faz ideia do que é coacção.» - Rui Santos, jornal Record, 14 de Maio de 2008.

Junho, 26
Platini manifesta-se descontente com inclusão do FC Porto na Champions. O presidente da UEFA revelou-se insatisfeito com a autorização concedida ao FC Porto de participar na próxima edição da Liga dos Campeões. A posição foi assumida de forma peremptória numa entrevista concedida ao diário espanhol Mundo Deportivo. «Como presidente da UEFA não estou nada contente com a sua (FC Porto) inclusão na Liga dos Campeões», referiu, acrescentando que, durante o seu mandato, «a UEFA vai lutar até à morte contra a corrupção».

Junho, 27
«Como presidente da UEFA não estou nada contente com a inclusão do FC Porto na Liga dos Campeões.» - Michel Platini - Jornal A Bola, 27 de Junho de 2008.

Junho, 30
Tribunal de Instrução Criminal do Porto decide não levar a julgamento Pinto da Costa, no processo "Apito Dourado" relativo ao jogo FC Porto-Estrela da Amadora da época 2003/04, conhecido como o "Caso da Fruta". O Ministério Público recorre para o Tribunal da Relação. 

O juiz António Carneiro da Silva é nomeado para dirigir o julgamento de Gondomar e pede a escusa, por recear uma eventual «desconfiança sobre a sua imparcialidade», já que, tal como o arguido Valentim Loureiro, tem vínculo a órgãos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Julho, 18
Valentim Loureiro é condenado a 3 anos e 2 meses com pena suspensa, por abuso de poder no âmbito do processo Apito Dourado.

«Gilberto Madaíl tem agido como uma enguia.» - Luis Filipe Vieira, em entrevista à RTP, citado pelo jornal A Bola, 18 de Julho de 2008.

Agosto, 8
«Conselho de Justiça demite-se 3.ª Feira.» - Jornal Record, 8 de Agosto de 2008.

Agosto, 23
Livro «Vocês sabem do que estou a falar» de Octávio Machado é publicado. | Ler excertos

Agosto, 30
O leiriense Emmanuel Duah pontapeia a perna de um maqueiro, num jogo em Guimarães.

Setembro, 3
Hermínio Loureiro reune com Adelino Caldeira, vice-presidente do FC Porto num almoço no restaurante Lusíadas, em Matosinhos.

Setembro, 8
«CJ vai a eleições depois de ser eleito?» - Rui Santos, jornal Record, 8 de Setembro de 2008.

Setembro, 29
Depois de uma acalorada troca de palavras com Cristian Rodriguez, no aeroporto Sá Carneiro, um estudante alegadamente benfiquista é agredido por um membro não identificado da comitiva do FC Porto.

Outubro, 13
«Se o líder FC Porto, que já ganhou, pelo menos, três jogos por 1-0, tem apanhado um fiscal de linha de Lisboa que lhe fizesse o que um ignorado fiscal de linha, sócio do FC Porto, fez no sábado ao Benfica, com a bênção carinhosa do sr. Paulo Costa (um golo legal anulado e um penálti negado entre um curioso sim/não da equipa de arbitragem), o fabuloso líder da Bwin Liga tinha menos seis pontos, e os de Lisboa, mais dois cada – estava um a três pontos, outro a seis e isto sem falar do imoral número de golos irregulares já apontados por Lisandro López, que, segundo as últimas contas, ia em 4» - Rui Cartaxana, jornal Record, 13 de Outubro de 2008.

Outubro, 14
Ministério Público pede, no debate instrutório do processo "Apito Dourado" relativo ao jogo Nacional-Benfica, a pronúncia de três dos arguidos - Augusto Duarte (árbitro da partida Nacional-Benfica), Rui Alves (presidente do Nacional) e António Araújo (empresário) -, deixando a decisão sobre Pinto da Costa, acusado de corrupção desportiva activa, ao critério do tribunal. 

Outubro, 21
Tribunal de Gondomar não pronuncia Pinto da Costa, Augusto Duarte, Rui Alves e António Araújo, acusados de corrupção desportiva no processo "Apito Dourado" relativo ao jogo Nacional-Benfica, arquivando os autos. 

Outubro, 25
A viatura de Cristian Rodriguez, jogador do FC Porto, é apredrejada à saída do Estádio do dragão, após uma derrota por 2-3 com o Leixões.

Outubro, 27
«Rodriguez atacado por adeptos à saída do Dragão. Madrugada quente após a derrota com o Leixões.» - Jornal A Bola, 27 de Outubro de 2008.

Outubro, 30
O leiriense Emmanuel Duah é punido com dois meses de suspensão depois de ter pontapeado a perna de um maqueiro, num jogo em Guimarães, a 30 de Agosto de 2008. A decisão surge dois meses depois, tendo sido o jogador considerado culpado de infracção disciplinar pelo artigo 115.º nº1, alínea f.

Outubro, 31
A Relação do Porto rejeita o pedido do juiz Carneiro da Silva para ser dispensado de presidir ao colectivo que julgará Valentim Loureiro e 23 outros arguidos no processo Apito Dourado de Gondomar.

Em 2007-08, caso os seis pontos referentes ao processo Apito Final tivessem sido retirados em tempo útil aos portistas, o campeonato poderia ter sido outro. Isto no pressuposto que o clube de Pinto da Costa não tinha descido à segunda divisão na época 2005-06, como teria acontecido se estivéssemos em Itália, França, Espanha, Alemanha ou Inglaterra.

Novembro, 2
Carlos Xistra volta a cruzar-se com o Benfica, desta vez em Guimarães, partida que os encarnados vencem mas reclamam uma agressão de Andrezinho a Suazo que Xistra não assinalou.

Novembro, 3
«Vitória de Guimarães 1 Benfica 2. Benfica resiste a tudo jogando segunda parte com dez. Má arbitragem de Xistra.» - Jornal A Bola, 3 de Novembro de 2008.

Novembro, 7
«Miccoli e Reyes não esquecem Carlos Xistra. Um árbitro antifutebol.» - Jornal O Benfica, 7 de Novembro de 2008.

Novembro, 13
«Presidente do CJ quis alterar a votação por estratégia combinada com Boavista e FC Porto.» - Jornal A Bola, 13 de Novembro de 2008.

Dezembro, 21
O motorista da Liga, incumbido de acompanhar e conduzir os quatro integrantes da equipa de arbitragem - estava à porta do seu automóvel quando foi agredido por Rui Carvalho, assessor de imprensa do FC Porto. No mesmo dia vários jogadores e técnicos do Marítimo são agredidos no túnel de acesso aos balneários.

Dezembro, 22
«Benfica pode reforçar liderança após empates dos perseguidores. Encarnados campeões de Inverno 15 anos depois. (...) FC Porto 0 Marítimo 0. Motorista dos árbitros agredido no Dragão.» - Jornal Record, 22 de Dezembro de 2008. «Benfica 0 Nacional 0. Com a mão de Pedro Henriques. Árbitro anula golo limpo ao Benfica nos descontos.» - Jornal A Bola, 23 de Dezembro de 2008.

«Liga abre processo ao caso do túnel. Duarte Gomes faz adenda de 4 páginas ao relatório.» - Jornal Record, 23 de Dezembro de 2008.

«Terror no túnel do Dragão». | Ler mais

2009


Janeiro, 8Vitória do Benfica em Guimarães por 2-0 em partida a contar para a Taça da Liga. Olegário Benquerença deixa mais um penálti por marcar a favor do Benfica. | Ver capa

Janeiro, 9
'Caso Mateus' - «Tribunal nega Justa Causa na rescisão com Gil Vicente», jornal A Bola.

Janeiro, 11
Arbitragem polémica de Paulo Baptista na vitória na Luz do Benfica sobre o SCBraga por 1-0. Os bracarenses queixam-se de um golo em fora-de-jogo, ficam no entanto duas grandes penalidades por assinalar a favor do Benfica. | Ver capa I | Ver capa II

Janeiro, 21
«Conselho de Justiça deve suspender Benfica-V.Guimarães da Taça da Liga» - Jornal A Bola

Janeiro, 22
«Sporting pede demissão de Vitor Pereira» - Jornal Record

Janeiro, 24
«São 6 milhões da treta» - Pinto da Costa em referência aos benfiquistas, jornal Record.

Arbitragem tendenciosa e em claro prejuízo da equipa de Andebol do Benfica protagonizada por Daniel Martins e Roberto Martins, no ABC-Benfica (31-24) a contar para o campeonato nacional.

Janeiro, 25
De regresso ao dragão ao serviço do Atlético de Madrid, o médio Paulo Assunção diz que não renovou pelo F.C. Porto por ter sido «ameaçado» de levar «um tiro num joelho» se não assinasse novo contrato. A revelação foi feita pelo jogador do Atlético Madrid em entrevista à RTP. O futebolista brasileiro explicou que um dia, depois de um treino, foi ameaçado por um grupo de pessoas. «Disseram-me que se não renovasse até quarta-feira levaria um tiro num joelho», afirmou. O encontro terá sido fotografado por uma adepta. «Perseguiram-me de carro, mas fui logo à polícia». Depois desse episódio, Paulo Assunção percebeu que não tinha condições para continuar no Porto. «O clube enviou uma pessoa a minha casa, mas não dava».

Janeiro, 28
Veiga Trigo defende que a arbitragem portuguesa necessita de uma «limpeza» | Ler mais

Janeiro, 30
«Katsouranis leva castigo inédito da Liga. Grego falha Rio Ave por ter falado em "roubo de 2 pontos" após o Benfica-Nacional de Pedro Henriques.» - Jornal Record, 30 de Janeiro de 2009.

Fevereiro, 8
Noite de clássico, ao Benfica apenas o resultado interessa, a vitória permite aos encarnados ascender ao comando da Liga 2008/2009. O Benfica adianta-se no marcador por Yebda e vem fazendo uma exibição bastante segura e personalizada, contudo Pedro proença assinala um penalty inexistente a castigar uma pretensa falta de Yebda sobre Lizandro. | Ver capa jornal Record | Ver capa jornal A Bola | Ver vídeo

Fevereiro, 9
João Gabriel denuncia a arbitragem no Dragão e considera incompreensível como a PSP do Porto age em função da sua posição geográfica. | Ver vídeo

«Lisandro 'cavou' penálty que salvou FC Porto da derrota.» - Jornal A Bola, 9 de Fevereiro de 2009.

«Decisão do árbitro empata clássico. Yebda marcou primeiro mas foi castigado por falta que não cometeu. Proença inventa penálti.» - Jornal Record, 9 de Fevereiro de 2009.

Fevereiro, 10
«Benfica exige inquérito à PSP do Porto.» - Jornal A Bola, 10 de Fevereiro de 2009.

Fevereiro, 12
Relação do Porto arquiva processo da “Fruta” | Ler mais

Tribunal da Relação do Porto negou provimento ao recurso interposto pela equipa liderada por Maria José Morgado, que contestava o arquivamento do processo contra Pinto da Costa e o FC Porto, relativo ao jogo FC Porto-Estrela da Amadora de 2003/2004. No acórdão, carolina Salgado é criticada e acusada de ser pouco credível.

Fevereiro, 13
Em resposta ao arquivamento do «Caso fruta», Luís Filipe Vieira considera estranho dada a vastidão de provas existentes, ademais defende a introdução das novas tecnologias no desporto e diz que é agora altura de dizer basta. | Ver vídeo

«Oito anos de histórias a apitar o Benfica: 21 pontos rapinados. Pedro Proença decisivo.» - Jornal O Benfica, 13 de Fevereiro de 2009.

«Simulação do avançado e tentativa de agressão do defesa na mira. Benfica denuncia Lisandro e Bruno Alves. Encarnados lembram regulamento e exigem suspensão dos portistas. CD da Liga admite sanção no caso de não haver contacto físico que justifique a decisão do árbitro.» - Jornal Record.

Fevereiro, 27
«Antecipação do clássico faz estalar o verniz. Sporting acusa FC Porto. "Quiseram tirar proveito desportivo."» - Ribeiro Teles, jornal Record, 27 de Fevereiro de 2009.

Março, 3
Pinto da Costa nega no Tribunal de Gaia a alegada tentativa de suborno do árbitro Augusto Duarte, no "caso do envelope", relativo ao jogo Beira-Mar - FC Porto, afirmando que o árbitro lhe pediu ajuda na resolução de um problema familiar. 

Carolina Salgado alvo de insultos e tentativa de agressão por populares à saída do tribunal de Vila Nova de Gaia.
Março, 7
O juiz-conselheiro António Mortágua, antigo presidente do Conselho de Justiça da FPF, reconhece que se "compravam" árbitros à data dos factos em julgamento, em 2003/2004. Contudo, considerou que, no caso do Beira Mar-FC Porto, o valor em causa (2.500 euros) seria "um preço para o aquecimento". Ler mais

Paulo Assunção, ex-jogador do FC Porto, numa entrevista à RTP, explica que não resolveu renovar com o clube portista porque na altura das negociações em Abril de 2008, foi abordado por 5 indivíduos que lhe disseram «... se não renovas até quarta-feira levas um tiro no joelho".

João Pedro Silva, jornalista da RTP, após entrevistar Jesualdo Ferreira, foi abordado pelo funcionário do FC Porto (e seu ex-colega da RTP) Rui cerqueira, que o acusou de fazer "perguntas encomendadas" e lhe disse, em frente a várias testemunhas: «és um filho da puta, um bardamerdas, és muito pequeno para mim».

Março, 9
Os peritos Vítor Pereira, Adelino Antunes e Jorge Coroado consideraram ter havido um "comportamento normal" do árbitro Augusto Duarte, no jogo Beira-Mar-FC Porto, da 31ª jornada da Liga de Futebol de 2003/04. 
Março, 13
Ministério Público pede a condenação do presidente do FC do Porto, Pinto da Costa, do empresário António Araújo e do árbitro Augusto Duarte, no âmbito do chamado "caso do envelope" do Apito Dourado. Ler mais

Advogado de Pinto da Costa, Gil Moreira dos Santos, disse que "não há certezas, nem indícios" de corrupção e que espera "justiça". 

Pinto da Costa considera a acusação do "caso do envelope" uma "tramóia" e jurou inocência perante a juíza do processo e "perante Deus".Abril, 3
Pinto da Costa ilibado no «Caso do envelope» | Ler mais

Abril, 30
«Benfica contesta castigo da Liga. "Tenham vergonha das decisões e dos critérios disciplinares que andam a tomar."» - Rui Costa, jornal Record, 30 de Abril de 2009.

Maio, 4A loja de Cristiano Ronaldo no Funchal é assaltada, em pleno dia, por vários elementos de uma das claques do FC Porto, que estiveram na Madeira para o jogo com o Marítimo. | Ler mais | Ver vídeo  

Maio, 8
«Rui Costa é mais um exemplo da perseguição ao Benfica. Árbitro Jorge Sousa fez das dele.» - Jornal O Benfica, 8 de Maio de 2009.

Maio

Jorge Nuno Pinto da Costa é ilibado de todas as acusações.

Maio, 4
O então ex-Director da Liga Profissional de Clubes de Futebol, Guilherme Aguiar, diz em directo que ainda antes de ser dirigente da Liga, como advogado, alguns jogadores com salários em atraso confidenciaram-lhe que recebiam mais de outros clubes do que dos próprios clubes que representavam. Guilherme Aguiar nunca denunciou estas situações às entidades devidas, sejam desportivas ou judiciais. | Ver vídeo 

Maio, 17 
Arbitragem tendenciosa e em claro prejuízo da equipa de Andebol do Benfica protagonizada por Daniel Martins e Roberto Martins, no FC Porto-Benfica (32-25) a contar para o play off.

Junho, 9
Vizela e Gondomar desclassificados por corrupção | Ler mais
Julho, 27
Lourenço Pinto admite que Carolina terá pedido 500.000€ a Pinto da Costa para não lançar o livro |Ler mais

O antigo internacional português Fernando Mendes, agora com 42 anos, lança o livro "Jogo Sujo", no qual admite leviandade referindo-se ao doping, assegurando que era prática comum na altura em que era profissional de futebol, subentendido fica enquanto representava o FC Porto. «Em alguns clubes onde joguei tomei Pervitin, Centramina, Ozotine, cafeína, entre muitas outras coisas das quais nunca soube o nome (...) Se um jogo fosse ao domingo, o nosso médico sabia na sexta ou no sábado quais as partidas que iriam estar sob a tutela do controlo antidoping. Mal tinha acesso à informação, avisava todo o plantel e o dia de jogo acabava por ser directamente influenciado por essa dica.»

Agosto, 16
O jogador do FCPorto Adriano é agredido à porta de uma discoteca em Vila do Conde. O brasileiro que estava impedido de treinar com a equipa desde a época passada, dirigia-se ao automóvel, cerca das 6 da manhã de domingo, quando foi atacado por três homens. | Ler mais

Agosto, 25
Um repórter-fotográfico do Jornal de Notícias foi hoje, terça-feira, atropelado pelo automóvel que transportava Pinto da Costa, à saída do tribunal de São João Novo. A viatura não parou após o acidente, mesmo depois de um agente da polícia ter batido com a mão no tejadilho do carro. O motorista Afonso Ribeiro não obedeceu. | Ler comunicado do Sindicato dos Jornalistas | Ver foto |Ler mais
Setembo, 8
Carolina Salgado nega todas as acusações que lhe são imputadas | Ler mais
Setembro, 14
O Tribunal Administrativo de Lisboa determinou que as certidões das escutas telefónicas ao presidente da União de Leiria, João Bartolomeu, no âmbito do processo “Apito Final”, lhe fossem devolvidas. Mas mais, foi considerado nulo o acórdão do Conselho de Justiça sobre a mesma matéria. Trata-se uma derrota da Comissão Disciplinar da Liga, mas também do Conselho de Justiça da FPF, com o Tribunal Administrativo de Lisboa a considerar definitivamente ilegal a utilização das escutas telefónicas do Apito Dourado, no âmbito do processo de corrupção desportiva Apito Final. Com esta decisão, de que já não há recurso, o FC Porto e o seu presidente Pinto da Costa, a quem foram aplicados pela justiça desportiva a perda de seis pontos no campeonato de 2007/08 e uma suspensão de dois anos ao dirigente, podem solicitar a anulação dos castigos. Do mesmo modo, o Boavista, que desceu à Liga de Honra, decisão tomada também com base nas escutas telefónicas, poderá igualmente apelar. Após esta decisão do Tribunal Administrativo de Lisboa, João Bartolomeu vai avançar com processos de indemnização contra a Liga e a FPF.

Setembro, 20
Após apitar um jogo entre a União de Leiria e Benfica, Jorge Sousa é confrontado por vários elementos dos Super Dragões (claque da qual fez parte no passado), por alegadamente ter beneficiado o clube da Luz.

Setembro, 28O presidente do Leixões, Carlos Oliveira, defende que Hermínio Loureiro deve abandonar a presidência da Liga Portuguesa de Futebol caso seja eleito autarca pelo PSD para a Câmara municipal de Oliveira de Azeméis. | Ler mais

Setembro, 29

Arbitragem tendenciosa e em claro prejuízo da equipa de Andebol do Benfica protagonizada por Daniel Martins e Roberto Martins, no Sporting-Benfica (37-28) a contar para o campeonato nacional.

Outubro, 7

Carolina Salgado garante que “foi Lourenço Pinto quem avisou Valentim Loureiro e Pinto da Costa que iam ser visitados pela Polícia Judiciária”, Carolina também assegura que tal declaração “é verdadeira, não obstante Lourenço Pinto ter dito que é tudo mentira”. | Ler mais 1 | 2

Outubro, 9
O presidente do Nacional, Rui Alves, manifestou esta sexta-feira algum alívio pela intenção de Hermínio Loureiro não se recandidatar à presidência da Liga e disse que o dirigente «está a mais» no futebol. | Ler mais

Outubro, 22
O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, afirmou hoje que Hermínio Loureiro deve abandonar a liderança da Liga Portuguesa de Futebol Profissional ( LPFP ) | Ler mais

Outubro, 31
Arbitragem muito polémica de Jorge Sousa no SC Braga - Benfica. Cardozo é expulso nada fazendo de mal e por sinal ainda é agredido, o árbitro do encontro parece ser inapaz de descortinar qualquer agressão do paraguaio pelos ângulos das televisões e câmaras instaladas no túnel do Estádio AXA. O Benfica acaba por perder o jogo por 2-0. | Ver vídeo

Dezembro, 10
Superdragões aguardam sentença. | Ler mais

Dezembro, 20
O Benfica recebe e vence o FC Porto, num jogo que ficou marcado por agressões no Túnel da Luz

2010


Janeiro, 10O veículo do Benfica foi vandalizado durante um treino na Maia por supostos adeptos portistas.

Janeiro, 21

'Berto', um dos principais membros da direcção da Red Boys, claque do Sporting de Braga, é detido pela GNR, por suspeita de tráfico de droga. As autoridades apreenderam haxixe, cocaína e heroína. O Núcleo de Investigação da GNR de Braga efectuou buscas à casa de Alberto, conhecido por 'Berto', ao Café Jovem, onde funciona a sede do núcleo bracarense na freguesia de Cabreiros, e ao domicílio de Licínio, gerente deste estabelecimento comercial. Foi neste último local que a GNR apreendeu mais droga. No total foram encontradas seis mil doses de haxixe, 140 de cocaína, 84 de heroína e 40 de canabis, além de material de corte e pesagem de estupefacientes, dois carros, quatro telemóveis e 4500 euros.

Corrupção no futebol português volta à tona após escutas | Ler mais
Pinto da Costa apresenta queixa-crime por causa de divulgação de escutas | Ler mais
Advogado de Valentim Loureiro diz que «Escutas deviam ter sido destruídas» | Ler mais
Procurador-geral da República abre inquérito a divulgação de escutas na Internet | Ler mais
Divulgação das escutas a Pinto da Costa sem autorização "viola a lei" - Rogério Alves, ex-bastonário da Ordem dos Advogados. | Ler mais
Janeiro, 27O jornal Record anuncia um possível aliciamento da Sp. Braga SAD aos jogadores do Leixões, em causa estão contrapartidas financeiras, um incentivo de forma a que equipa de Matosinhos vença o Benfica, em jogo a contar para a 16.ª jornada da Liga. | Ler mais

Fevereiro, 11
Os observadores Jorge Mendonça e Paulo Pita da Silva são ouvidos na segunda sessão do julgamento no Campus da Justiça, em Lisboa, e, quando confrontados com escutas telefónicas, refutaram que "não ligaram a nada do que disse" António Henriques, conselheiro do Conselho de Arbitragem (CA) de Federação Portuguesa de Futebol (FPF) presidido por Pinto de Sousa de 1998 a 2004. O tribunal estabeleceu uma relação direta entre as subidas e descidas de árbitros visados nos telefonemas entre António Henriques e os observadores Jorge Mendonça e Paulo Pita da Silva, entre os quais João Capela e Vasco Santos, que integram atualmente os quadros da Liga. | Ler mais

Fevereiro, 19
A Comissão Disciplinar da Liga decide no caso Hulk & Sapunaru, tendo sido castigados, respectivamente, com quatro e seis meses de suspensão.

Fevereiro, 24
A SAD do FC Porto foi alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária do Porto, a pedido das autoridades belgas, em resposta a uma carta rogatória onde se investiga o empresário Luciano D’Onofrio e os negócios feitos com Pinto da Costa. É suspeito de fraude fiscal e branqueamento de capitais, na sequência de transferências de jogadores portistas, desde a década de 90. O esquema passava pelo pagamento de direitos de imagem que revertiam a favor do empresário.| Ler mais

Março, 1

Hermínio Loureiro desmente Pinto da Costa e negou que tivesse sugerido a Ricardo Costa que apresentasse a demissão da presidência da Comissão Disciplinar (CD) da LPFP. | Ler mais

Março, 3
"Caso do Túnel": Recursos dos castigos de Hulk e Sapunaru já estão no Conselho de Justiça | Ler mais

Março, 5
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Hermínio Loureiro, reafirmou hoje que uma recandidatura à presidência do organismo está fora dos seus planos e que existem dirigentes e ex-praticantes com perfil para o cargo. | Ler mais

Valentim Loureiro, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, vai a julgamento com mais 8 arguidos no processo da Quinta do Ambrósio em que está acusado de crimes de burla qualificada, participação económica em negócio, instigação à administração danosa e prevaricação.

Março, 7
Na entrada para a recta final da Liga 2009/10, com Sporting de Braga a somente um ponto de distância e com um Benfica-SCBraga no horizonte, o encontro entre o líder Benfica e o Paços de Ferreira da 22.ª jornada da Liga é dirigido por Artur Soares Dias. Com uma gritante dualidade de critérios, os amarelos mostrados a Luisão e Saviola deixam os jogadores à beira da exclusão para o jogo com o SCBraga. Artur Soares Dias faz assim a 3.ª arbitragem em prejuízo do Benfica nesta época, depois do Benfica-Marítimo da 1ª jornada em que ficou uma grande penalidade por marcar, e do Olhanense-Benfica da 13ª.

Março, 17
Lourenço Pinto da Associação de Futebol do Porto contesta final da Taça da Liga no Algarve. | Ler mais

Lourenço Pinto contra o Regime Jurídico das Federações: O presidente da Associação de Futebol do Porto contesta firmemente os estatutos que o governo quer impor a uma pessoa colectiva de direito privado, como a FPF

Lourenço Pinto admite uma eventual canditatura ao mesmo tempo que questiona a actuação da FPF, nomeadamente sobre a anunciada suspensão do estatuto de utlidade pública.

Março, 21
Final da Taça da Liga no Algarve: Elementos portistas apedrejam autocarros de adeptos do Benfica, provocando danos materiais nas instalações da área de serviço de Alcácer do Sal. | Ler mais 1 | 2

Março, 23
Dois observadores denunciam pedidos para prejudicar e beneficiar árbitros de futebol | Ler mais

Março, 24
Após apreciar o pedido de recurso da decisão prévia da Comissão Disciplinar da Liga, apresentado pelo FCPorto, o Conselho de Justiça da FPF reduziu as penas de quatro e seis meses de suspensão aplicadas, respectivamente, a Hulk e Sapunaru, para 3 e 4 jogos. | Ler mais

CD analisa decisão do CJ no "Caso H&S". | Ler mais

Hermínio Loureiro apresenta o pedido de renúncia à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, na sequência da decisão do Conselho de Justiça da Federação de reduzir os castigos aos futebolistas do FC Porto Hulk e Sapunaru. | Ler mais

Hermínio Loureiro diz que a decisão do CJ tem « implicações que ultrapassam a justiça desportiva ». | Ler mais

Benfica SAD realça em comunicado que a demissão de Hermínio Loureiro « penaliza acima de tudo o futebol português ». O Benfica salienta contudo que « compreende a frustração » que o dirigente demissionário deve sentir « em função dos obstáculos que permanentemente tem enfrentado na batalha pela moralização da Liga portuguesa ». | Ler mais

FC Porto exige demissão dos orgãos da Liga. | Ler mais

José Guilherme Aguiar, ex-dirigente do FC Porto e ex-director executivo da Liga de Clubes, anteviu que o clube vá exigir uma indemnização "muito vultuosa" à Liga de Clubes. | Ler mais

Março, 25
FC Porto exige ser indemnizado pelos prejuízos causados à equipa de futebol pela ausência de Hulk e Sapunaru dos relvados durante 17 jogos | Ler mais

Ricardo Costa da CD da LPFP mantém-se em funções. | Ler mais

Maio, 1
O autocarro do Benfica foi apedrejado na chegada ao Porto, na véspera do Clássico.

Maio, 2
Na madrugada do dia de Clássico FC Porto - Benfica, a Casa do Benfica de Gaia é vandalizada.

No percurso para o Estádio do Dragão, o autocarro do Benfica viria a sofrer novo ataque com pedras e bolas de golfe, uma das quais por sorte não fere Pablo Aimar com maior gravidade.

Maio, 20
Hermínio Loureiro reuniu-se com PJ para denunciar coação sobre árbitros. | Ler mais

Hermínio Loureiro sobre Pinto da Costa - «As minhas conversas não são cortadas» | Ler mais

Maio, 21
A Polícia Judiciária anuncia a constituição de nove arguidos após buscas domiciliárias esta quinta-feira em Paredes, Rio Tinto, Tondela, Nordeste, Lisboa e Ponta Delegada, relativos às denuncias de coação sobre árbitros comunicadas por Hermínio Loureiro. | Ler mais

Maio, 22
Hermínio Loureiro admite pressão de Adelino Caldeira, vice-presidente do FC Porto, em causa uma conversa toda a 3 de Setembro de 2008 num almoço no restaurante Lusíadas, em Matosinhos; ‘Meu caro, ou você corre com o Ricardo Costa e tem a vida facilitada ou vamos fazer-lhe a vida negra’. | Ler mais

Atletas do FC Porto ilegais: Bilhetes pagam vistos no SEF | Ler mais 1 | 2 | 3

Maio, 28
É lida a sentença relativo ao processo dos 'No Name Boys', sendo a pena efectiva mais elevada de 12 anos. O Presidente do colectivo de juízes foi o magistrado Renato Barroso, sócio do FCPorto e ex-presidente da MAG da Casa do FCP em Lisboa. | Ler mais

Junho, 2
Apito Dourado: Absolvidos todos os acusados de viciação das classificações de árbitros. | Ler mais

Junho, 5
A Comissão Disciplinar (CD) da Liga confirma notícia de Record de 27 de Janeiro último, na qual deram conta do aliciamento feito por Jorge Teixeira, antigo director do Leixões, junto de Nuno Silva. Ao capitão da formação de Matosinhos foi oferecido pelo empresário - que se disse a trabalhar para "alguém próximo da SC Braga SAD" - o montante de 50 mil euros, para distribuir pelo plantel, caso a equipa vencesse o Benfica, em jogo da 16.ª jornada da Liga. Ouvidas todas as testemunhas - além de Nuno Silva, também Joel e Hugo Morais estiveram na Liga - a CD decidiu arquivar o processo, apesar das provas. O envolvimento do Sp. Braga não ficou provado e Jorge Teixeira não está inscrito na FPF como agente de jogadores e, por isso, não está sob alçada disciplinar. | Ler mais

Junho, 7
Com a tomada de posse dos novos dirigentes da Liga de Clubes, Valentim Loureiro despede-se do dirigismo desportivo aos 71 anos.

Junho, 8
O MP pede ontem, no Tribunal de Penafiel, a condenação de Hélder Mota e de ‘Tony do Seco’, dois elementos da claque Super Dragões acusados de agredirem militares da GNR e de resistirem à detenção, antes do Penafiel-FC Porto (0-1), da temporada 2005/06. | Ler mais

Agosto, 14
Viktor Zvunka queixa-se da arbitragem de Paulo Baptista no Naval 1º de Maio 0-1 FC Porto.

Agosto, 29
Arbitragem com decisões controversas de Jorge Sousa no Rio Ave 0 FC Porto 2. Existe falta de Falcão no 1º golo e fica um penálti por assinalar contra o FC Porto ao minuto 39, por falta cometida por Álvaro Pereira, com o resultado em 0-1.

Setembro, 10
O Benfica joga em Guimarães, para o campeonato, e o seu autocarro é apedrejado à passagem pela cidade do Porto por supostos adeptos portistas. O Benfica é também alvo de uma arbitragem deplorável da parte de Olegário Benquerença e assistentes, onde pontificou José Cardinal. A contabilidade cifra-se em 2 penáltis por assinalar, dualidade de critérios na amostragem dos cartões amarelos, foras-de-jogo mal assinalados com jogadores do Benfica isolados. Jorge Jesus acusou a equipa de arbitragem liderada por Olegário Benquerença de prejudicar o Benfica frente ao V. Guimarães, referindo, nomeadamente, dois penalties por assinalar e os 7 cartões amarelos. «O Benfica foi hoje nitidamente prejudicado, as acções da equipa de arbitragem condicionaram a equipa: dos 11 jogadores, sete foram amarelados, o Cardozo viu um amarelo em situação de golo, num fora-de-jogo que não existiu. Assim, tiramos muitas consequências dos lances não assinalados pela equipa da arbitragem, entre eles duas penalidades, tudo isto interfere no jogo, táctica e tecnicamente», começou por dizer Jorge Jesus à Sport TV. | Ver vídeo

Setembro, 13
Laurentino Dias, Secretário de Estado do Desporto, ofende os benfiquistas ao responder ironicamente «Só gosto do barulho dos adeptos», em referência ao comunicado do Benfica sobre as arbitragens de início de época.

Setembro, 20
Começou nesta segunda-feira a ser julgado o «caso» sobre os terrenos das Antas, no qual são acusados o antigo presidente da Câmara do Porto, Nuno Cardoso, e três vice-presidentes do clube «azul-e-branco» Adelino Caldeira, Angelino Ferreira e Eduardo Tentúgal Valente. Segundo a acusação, Nuno Cardoso, Adelino Caldeira, Angelino Ferreira e Eduardo Tentúgal Valente, além de dois engenheiros municipais, são acusados de lesar o erário público em pelo menos 2,5 milhões de euros, no negócio de permuta do Plano de Pormenor das Antas.

Um grupo de adeptos do F.C. Porto foi detido no Aeroporto Sá Carneiro, instantes depois de desembarcar de um voo que partiu do Funchal às 17 horas. Em causa estiveram fortes suspeitas da prática de vários furtos na Região, durante o fim-de-semana que estiveram na Madeira, para apoiar os 'dragões' frente ao C.D. Nacional. Além dos furtos, a visita da claque mais representativa do F.C. Porto à Madeira trouxe ainda desacatos, na tarde de domingo, no 'Fórum Madeira'. A violência que opôs quatro 'portistas' a cinco madeirenses gerou uma confusão no centro, com cadeiras, mesas e outros objectos a serem arremessados. Segundo testemunhas, terão sido os 'Super Dragões' a instigar a situação, provocando o outro grupo, que não estava identificado com as cores de qualquer clube. "Eles provocaram e depois começaram a atirar tudo, e a segurança só apareceu quando já tudo tinha terminado", disse uma lojista. | Ler mais

Setembro, 20
O Nacional - FC Porto arbitrado por Bruno Paixão culmina na vitória portista. Bruno Paixão perdoa um penálti claro ao FC Porto por mão na bola de Rolando e por indicação dos árbitros assistentes anula ainda 2 jogadas de perigo aos anfitriões, por supostos foras-de-jogo que não chegaram a existir. | Ver vídeo

Setembro, 25
O jornal CM notícia que «Lourenço Pinto, presidente da AF Porto, esteve com Bruno Paixão, no bar de um hotel de Lisboa, perto das três da manhã de ontem. Segundo apurou o CM, antes de falar com o árbitro de Setúbal que dirigiu o Nacional-FC Porto (0-2), Pinto conversou com Carlos Ribeiro, líder da AF Lisboa, no mesmo local. Ribeiro é um dos eventuais candidatos à Presidência da FPF. Após Ribeiro deixar o hotel, Bruno Paixão e Pinto de Sousa, ex-presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, juntaram-se a Lourenço Pinto. Horas antes, todos estiveram presentes na gala dos 100 anos da AF Lisboa.» | Ler mais

A contar para o Campeonato de Andebol, o FC Porto foi este sábado a Aveiro vencer o São Bernardo por 34-33, em partida da quarta jornada do Nacional I de andebol, resultado que deixou os «azuis-e-brancos» provisoriamente na liderança da competição. Com o jogo em 19-25, o São Bernardo marca por Nuno Carvalho, a bola vai ao centro... e o resultado continua em 19-25. Basicamente a mesa não aceitou o golo que era válido e no final... eis que o São Bernardo perde só por um golo. Quando perguntaram ao presidente do São Bernardo por que não protestava o jogo, a resposta foi conclusiva: "Porque temos que pagar à cabeça 175 € e sabemos como isto acaba". Os árbitros de Leiria, os irmãos Daniel e Roberto Martins, foram alvos de muitas críticas no final do encontro.

Setembro, 25
Depois de um arranque titubeante a que não faltou sequer a escandalosa arbitragem de Olegário Benquerença em Guimarães, o Benfica procura encurtar diferença para o topo da classificação e alcançar a primeira vitória fora de portas. A equipa de Jorge Jesus alcança o objectico, vencendo na Madeira o Marítimo por 0-2, mas tendo de fazer frente a mais uma arbitragem tendenciosa, desta vez de João Capela. | Ver vídeo

O jornal CM notícia que «Lourenço Pinto, presidente da AF Porto, esteve com Bruno Paixão, no bar de um hotel de Lisboa, perto das três da manhã de ontem. Segundo apurou o CM, antes de falar com o árbitro de Setúbal que dirigiu o Nacional-FC Porto (0-2), Pinto conversou com Carlos Ribeiro, líder da AF Lisboa, no mesmo local. Ribeiro é um dos eventuais candidatos à Presidência da FPF. Após Ribeiro deixar o hotel, Bruno Paixão e Pinto de Sousa, ex-presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, juntaram-se a Lourenço Pinto. Horas antes, todos estiveram presentes na gala dos 100 anos da AF Lisboa.» | Ler mais

Setembro, 28
O FC Porto festeja o seu 117º Aniversário embora seja dito e sabido que a sua data de constituição do clube seja de 1906, não de 1893. Ler mais 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8

Outubro, 2
Foram tornadas públicas esta tarde novas escutas do processo Apito Dourado. No site do youtube estão seis novas faixas, algumas delas já do domínio público, mas que estão a suscitar um forte interesse por parte dos internautas. | Ler mais 1 | 2

Outubro, 16
Reinaldo Teles, vice do FC Porto, é apanhado numa rusga feita à Taverna do Infante, boîte que ganhou fama também pelo facto de ser frequentada por vários dirigentes do FC Porto, incluindo o presidente do clube, Pinto da Costa, que inclusivé conheceu lá a brasileira Lisa. | Ler mais

Outubro, 22
É conhecida a Decisão do Tribunal presidido por Lúcio Barbosa sobre as escutas de João Bartolomeu (União de Leiria). | Ler mais

Outubro, 30
O FC Porto desloca-se a Coimbra e vence por 1-0. Arbitragem muito polémica de Duarte Gomes que depois de assinalar uma grande penalidade a favor do FC Porto por suposta mão na bola do defesa da Académica, acabou por não seguir o mesmo critério aos 90+3, quando a bola é desviada com o braço por um jogador do FC Porto na sua própria grande área, algo que suscita reclamações de toda a equipa da Académica, inclusivé Peser, guarda-redes dos estudantes que havia subido no terreno para o esforço final. A SportTV acabaria por não repetir o lance, tão pouco mostrar o lance de outro ângulo, a imprensa desportiva acabaria por desvalorizar a situação.

Novembro, 7Autocarro do Benfica é atingido por pedras e bolas de golfe no trajecto para o Estádio do dragão. Vidro da frente fica partido.

Novembro, 9

O Ministério Público pede a condenação de uma funcionária da Câmara de Gondomar, acusada de falsificar um documento para beneficiar um empreiteiro do Marco de Canavezes, amigo de Valentim Loureiro. Já quanto a Gaspar Ferreira, o procurador entendeu não haver provas suficientes para punir. A sentença será conhecida dia 30. | Ler mais

Novembro, 10
Nuno Cardoso é absolvido no caso do Plano de Pormenor das Antas. O ex-autarca socialista, três administradores do FC Porto e dois técnicos avaliadores da câmara estavam pronunciados por lesarem os cofres camarários em 2,5 milhões de euros. Na leitura da sentença, a juíza responsável pelo processo afirmou que "não foi feita prova de qualquer prejuízo patrimonial".

Dezembro, 6
O FC Porto recebe e vence o Vitória de Setúbal por 1-0 com arbitragem de Elmano Santos. O 1.º penálti assinalado a favor do FC Porto não existe e a jogada é inclusivé precedida de falta de um jogador do FCP sobre o setubalense. Elmano Santos dá ainda instrucções que se repita o penálti do Vitória de Setúbal, entretanto cobrado supostamente sem a sua indicação. | Ver vídeo

CONTINUA...

2 comentários:

Van Helsing disse...

Caro Joseph, uma pergunta.

Conheces o pessoal do Visão de Mercado?

Eu tento comentar normalmente nesse blog e não é publicado um só comentário meu. Já mudei de nick e tudo. Os gajos devem ter os IP's e só publicam os mesmos de sempre, sendo ordinários, ofensivos e tudo o que quiserem ser e que eles dizem não tolerar. Eu comento apenas o post normalmente, mas como já disse, censura para cima.

Eu de vez em quando vou aos NGB's e tem piada, se comentar nos posts do maior energúmeno de nome "Sombras" passam praticamente todos a dar no gajo e se for nos do By GB nem um passa.

Abraço Van Helsing

Joseph Lemos disse...

Meu caro

O Visão de Mercado é um covil andrade-corrupto. Toda aquela gentalha é avençada e só publicam o que convém publicar, como é óbvio.

Quanto ao geração bastarda, estamos conversados. São até piores que os próprios andrades. Estes, não caluniam o clube nem o Gangster da Costa. Ao contrário, a pelintragem além de denegrir, faz o jogo do inimigo.

Com esses não perco muito tempo e quando tenho de lhes chamar FDP, vou lá e escrevo embora sabendo que não publicam.

É preferível atacá-los em outros blogs com a certeza absoluta de que lá vão ler. Assim, sai a publicação para todo o mundo tomar conhecimento.

Abraço