QUANDO O ESPÍRITO BENFIQUISTA PREVALECE, NÃO HÁ DERROTA, CORRUPTO, MERCENÁRIO OU ARRUACEIRO QUE O CONSIGA APAGAR OU FAZER REGREDIR.
BENFIQUISMO É ESTADO DE ALMA SEM DEFINIÇÃO, PRIVILÉGIO DOS PUROS!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

QUEM É...FOI E... SEMPRE SERÁ?



Muito se associa o Sport Lisboa e Benfica ao nome de António de Oliveira Salazar, muitos porque ouviram dizer, outros porque vão na corrente, mas conhecem factos? Vamos a eles!

Até 1974, foram disputados 40 títulos do Campeonato Português. O SL Benfica venceu 20 deles, contra 14 do Sporting, 5 do FC Porto e 1 do Belenenses.

Após o 25 de Abril de 1974, e nas três épocas seguintes, o SL Benfica foi tricampeão, e nos primeiros 20 anos, o SL Benfica conquistou 10 campeonatos, o FC Porto venceu 8, enquanto que o Sporting, apenas 2. Sim, aqueles que tinham vencido 14 campeonatos durante o regime, já nos primeiros 20 anos de liberdade conseguiram meter um total de dois troféus de campeão no seu museu, curioso não é? Mas há mais... 

O antigo Estádio da Luz foi inaugurado no dia 1 de Dezembro (data da Restauração da Independência) e a 5 de Outubro (Implantação da República) foi inaugurado o 3º anel.

Já a ditadura ajudou o FC Porto a construir o já desaparecido Estádio das Antas, simbolicamente inaugurado a 28 de Maio de 1952 pelo General Craveiro Lopes (dia comemorativo da revolução que deu origem ao Estado Novo), lembram-se da data que foi inaugurado o antigo Estádio da Luz? E o terceiro anel?

Quando o SL Benfica foi ocupar o campo 28 de Maio, onde jogava o Sporting, muda o seu nome para estádio do Campo Grande, relembro que 28 de Maio foi o dia comemorativo da revolução que deu origem ao Estado Novo (ditadura).

As ligações do FC Porto ao poder permitiram-lhe nas épocas de 1939/40 e 1941/42 o alargamento dos nacionais, o que salvou o FC Porto da descida à 2ª divisão por duas vezes.
  
O SL Benfica sempre foi olhado com suspeita pelo regime, pois tinha uma bandeira de cor vermelha, a cor associada a todos os que lutavam contra o governo fascista de António de Oliveira Salazar. Também o SL Benfica foi o primeiro clube a ter eleições democráticas, e já as tinha muito antes do fim do estado novo.

O hino oficial do SL Benfica não era a música escrita por Paulino Gomes Júnior e cantada pelo tenor Luís Piçarra, o "Ser Benfiquista", o hino oficial do SL Benfica, foi composto por Félix Bermudes e chamava-se "Avante Benfica", mas foi censurado por Salazar por ser entendido como uma afronta ao seu poder pela conotação da palavra "avante". 

Na história do SL Benfica contam-se imensos dirigentes que lutaram contra o fascismo de Salazar. Manuel Conceição Afonso, Félix Bermudes (o autor do hino censurado), Tamagnini Barbosa e Júlio Ribeiro da Costa são alguns desses exemplos. José Magalhães Godinho, conhecido opositor do regime, foi o primeiro diretor do jornal do Benfica. 

Félix Bermudes foi perseguido pela PIDE, e no consolado de Tamagnini Barbosa, o clube chegou a correr o risco de ser encerrado pelo governo, por alegadamente estar tomado por "conspiradores". Um outro presidente, Júlio Ribeiro da Costa, teve mesmo de se demitir para que o clube não fosse mais penalizado pelo regime, dada a sua forte conotação política com a oposição.

O SL Benfica chegou a ter um presidente operário, Manuel Afonso, também oposicionista e foi de longe o clube desportivo que mais problemas criou a Salazar.

Em 1954/55, o SL Benfica conquistava o seu 8° título de Campeão Nacional, e é curioso que não foi indicado para a Taça dos Clubes Campeões Europeus da época seguinte (1955/56).Sim, naquela altura os clubes eram sugeridos pelas entidades nacionais responsáveis e o SL Benfica, mesmo sendo campeão, não foi o escolhido pelo regime para disputar a prova europeia. 

O clube que em 1954/55 terminou em terceiro lugar, atrás de Belenenses e SL Benfica, foi o clube escolhido pelo regime para disputar a Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1955/56, falo do Sporting Clube de Portugal.

Em 1961/62, o SL Benfica foi obrigado a jogar a final da Taça de Portugal em casa do adversário, o Vitória de Setúbal, um dia depois de o mesmo SL Benfica ter vencido o Barcelona na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus. Os 15 jogadores do SL Benfica que estiveram nesse jogo estavam em viagem no dia do jogo em Setúbal, no qual o SL Benfica perdeu por 1-0. Estranho, o Salazar era amigo e não deu um jeito à coisa?

Nos 20 anos após à revolução de Abril, o Benfica conquistou um total de 17 títulos nacionais, contra 13 conquistados pelo FC Porto, já o Sporting conquistou 4 em 20 anos, o que não deixa de ser curioso para quem tinha conquistado um total de 23 títulos nacionais durante o regime, parece que com a queda do mesmo alguém deixou de meter títulos no museu, e não foi o Benfica ou FC Porto!

Hoje, 42 anos depois da queda do regime, o SL Benfica meteu no seu museu um total de 14 títulos de Campeão Nacional, o FC Porto foi 22 vezes campeão, já o Sporting conquistou uns espantosos 4 campeonatos em 42 anos, mas durante o regime, 41 anos, conquistou 14, curioso!

Conclusão: 

O clube mais próximo da ditadura sempre foi o Sporting, pois era o clube que tinha simpatizantes com maior peso na sociedade da altura. O Sporting era o clube do regime, o número de títulos conquistados por SL Benfica, FC Porto e Sporting nos 41 anos de regime e nos 42 anos de liberdade falam por si. Contudo, Salazar aproveitou-se das vitórias do SL Benfica para se promover e credibilizar como faria qualquer outro ditador. 

in: Blog do Jarbas

Sem comentários: