QUANDO O ESPÍRITO BENFIQUISTA PREVALECE, NÃO HÁ DERROTA, CORRUPTO, MERCENÁRIO OU ARRUACEIRO QUE O CONSIGA APAGAR OU FAZER REGREDIR.
BENFIQUISMO É ESTADO DE ALMA SEM DEFINIÇÃO, PRIVILÉGIO DOS PUROS!

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

MAIS CEDO OU MAIS TARDE IRÁ ACONTECER

A Guerra foi declarada.
A FIFA resolveu finalmente optar e fazer aprovar nova regulamentação da actividade de intermediários (agentes) na transacção e contratação de futebolistas profissionais e já a partir de Abril do próximo ano.

Sem dúvida um contributo importante para a regeneração da verdade desportiva ou melhor, parte dela, porque essa verdade é composta de variadas vertentes que terão de merecer  não só reajustamentos e clarividência, mas também a reconversão da justiça.

A base central  da medida visa bloquear , para além de outras prorrogativas, o descalabro da inviabilidade  económica  enquanto os denominados representantes e os próprios jogadores, enriquecem escandalosamente à custa do esvaziamento dos cofres dos clubes e promovem a engorda dos resultados bancários através da aplicação de juros proibidos e pornográficos.
Ponto final portanto no licenciamento, na exclusividade , até na ostentação do título Agente FIFA. Parece.

Ponto final na especulação, nas jogadas de bastidores, na manipulação inflacionária  através da mentira publicitária e outros engodos. Também parece.

Tudo indica que os clubes terão via livre para negociar directamente sem necessidade de representante e licenciamento especial. Aliás, o novo regulamento prevê também que qualquer pessoa para o efeito nomeada poderá fazê-lo.

Mas será mesmo o ponto final na pouca-vergonha?
Poderá até ser, mas não se afigura fácil.

Os tubarões não vão querer perder privilégios tendo já reagido ameaçando com queixa junto da Comissão Europeia, invocando suposta infracção às regras de defesa da concorrência.

Vamos ter muito pano para mangas.
Nesta luta, os clubes e dirigentes sérios têm uma palavra a dizer.
Terão de ser firmes na defesa dos seu direitos e no combate à corrupção.Sim , a palavra corrupção não está a mais neste contexto se tivermos em conta e quisermos aceitar que a acção diária de cada indivíduo, muitas vezes inadvertida e inocentemente, reflecte acto corrupto.

Um simples pedido  de “jeitinho”, de desconto, de um “ninguém vai saber”, etc., parecendo que não, incorre em acto corrupto.
Irrelevante, é certo, mas não deixa de o ser.

O verniz vai quebrar onde menos se espera.
Algumas máscaras vão cair e por terra a seriedade e irrepreensibilidade de muita boa gente.

Muitas contas “off-shore” ficarão estagnadas, sem crescimento efectivo.

A guerra foi declarada.
Que se preparem os clubes para as  primeiras de muitas  batalhas: fogo cruzado, ganância, coação, promiscuidade, desonestidade.

Uma outra guerra foi também declarada: a dos Fundos de Investimento.

Neste campo e no que toca ao Benfica, a questão do Fundo foi resolvida como se poderá aferir no "post" anterior.

Resta-nos aguardar...pelo menos até Abril de 2015.

Sentemo-nos, pois!

1 comentário:

xuto na xinxa disse...

Eu repimpei-me na cadeira de baloiço.