QUANDO O ESPÍRITO BENFIQUISTA PREVALECE, NÃO HÁ DERROTA, CORRUPTO, MERCENÁRIO OU ARRUACEIRO QUE O CONSIGA APAGAR OU FAZER REGREDIR.
BENFIQUISMO É ESTADO DE ALMA SEM DEFINIÇÃO, PRIVILÉGIO DOS PUROS!

sábado, 18 de maio de 2013

ZÉ MANEL TAXISTA, QUE SAUDADE


Rebuscando os meus arquivos para melhor organizar e classificar conteúdos, deparei-me com um "CLIENTE DO DIA", da autoria do Zé Manel Taxista, coluna ou rubrica, como lhe quiserem chamar,  infelizmente desaparecida das páginas de A Bola, aquando da saída do nosso insígne Benfiquista, Ricardo Araújo Pereira, das Produções Fictícias , rumo à fundação do Gato Fedorento. Creio.

Deliciava-me e ria que nem um danado com a criatividade e a graça dos "diálogos" do Zé Manel, com os seus "clientes", a ponto de ter arquivado alguns para memória futura.

O dedo do RAP, o talento, a criatividade e o humor irreverentemente Benfiquista, eram inconfundíveis.

A reposição de hoje, que considero actualíssima,será uma viagem aos tempos de um jornal sério, vertical e conceituado, que, infelizmente, se deixou amestrar e enredar nos meandros do "avencismo" que caracteriza a generalidade da imprensa portuguesa e, em especial, a desportiva.

O CLIENTE DA SEMANA: Cosme Damião


 Vai por aí um escarcéu do camandro porque há malta que diz que o Miguel Sousa Tavares fez a coisa mais envergonhante da sua vida ao aparecer na Gala da TVI a interpretar a personagem de um arrumador. 
Esta malta, claramente, não lê as crónicas semanais do Sousa Tavares neste prestigiado jornal. Cada uma é mais envergonhante que a outra. Bom, estava eu a matutar nisto quando me entra no táxi o homem que fundou o nosso Glorioso clube. Não era o Artur Jorge, esse foi o que afundou. Trata-se do nosso fundador, o grande Cosme Damião.

ZÉ MANEL: -Cosme Damião?! É mesmo o shôr? Eu não mereço tamanha honraria, pá.Como é possível que o shôr esteja aqui?
COSME DAMIÃO: -Uma vêz que eu morri há já alguns anos, a única hipótese é estares a sonhar, Zé Manel.
ZÉ MANEL: -Cum catano.Então vou continuar a sonhar,porque eu tenho meia dúzia de perguntas que sempre lhe quis fazer.Por exemplos:como é que surgiu a ideia de fundar o Benfica?
COSME DAMIÃO: -Foi assim.Uma vêz,os meus amigos e eu fomos sair e bebemos uns copitos a mais.E ás tantas diz um : «Olhem lá.E se nós fundássemos um clube às riscas verdes e brancas cujo símbolo fosse um leão e se chamasse Sporting? E os outros  disseram todos: «Ah,ha,ah! Estás mesmo bêbado,pá! Isso não faz sentido nenhum.Que ideia mais parva.» Bom, isto passou-se. Uns dias depois, já na posse de todas as nossas faculdades mentais, decidimos então fundar um clube a sério.E é assim que nasce o Benfica.
ZÉ MANEL: -Tem graça que é exactamente como eu pensava.Então e porque é que a cor escolhida foi o bonito vermelho?
COSME DAMIÃO: -É outra história engraçada.Muitos de nós tínhamos pijamas às riscas verdes e brancas e às listas azuis e brancas.Enfim, o padrão típico dos pijamas.E nós queríamos um equipamento que não fizesse lembrar um pijama.E então eu perguntei: «Alguém tem um pijama vermelho e branco»? E eles disseram:«Claro que não,Cosme.Isso são cores dignas,que nunca ninguém se lembraria por numa indumentária menor,como é o pijama.» E eu disse: «Então é isso mesmo !» E ficou.
ZÉ MANEL: -Excelente história. E porque é que o símbolo é a nobre águia?
COSME DAMIÃO: -Porque nós pusémo-nos a pensar e chegamos a esta conclusão:O leão é um animal calão. A leoa é que faz o trabalho todo. O leão limita-se a apanhar piolhos na juba e a coçar-se. O dragão é um animal que não existe.É virtual como os campeonatos ganhos pelo Porto. Sobra a águia que é realmente nobre e altaneira. Eleva-se acima de todos.
ZÉ MANEL: Que bonito, pá.Até me vou deixar dormir mais um bocadinho...




Sem comentários: