QUANDO O ESPÍRITO BENFIQUISTA PREVALECE, NÃO HÁ DERROTA, CORRUPTO, MERCENÁRIO OU ARRUACEIRO QUE O CONSIGA APAGAR OU FAZER REGREDIR.
BENFIQUISMO É ESTADO DE ALMA SEM DEFINIÇÃO, PRIVILÉGIO DOS PUROS!

sábado, 21 de fevereiro de 2015

A CORRUPÇÃO EM 2011 (CONTINUAÇÃO...)



2011


Janeiro, 4
Em entrevista à Benfica TV, Jacinto Paixão sem querer falar sobre detalhes processuais, negou ter recebido prendas dos clubes («Ofereceram-me apenas camisolas»). «Se tivesse recebido algumas coisas, um Dragão de Ouro, não estaria na situação que estou», revelou, admitindo ter ouvido histórias de colegas árbitros que não terão tido o mesmo comportamento. «Ouvi falar em viagens e em outras coisas. Se é verdade ou não, não sei». O antigo juiz eborense também recordou detalhes do famoso jantar num restaurante de Matosinhos, no final de um FC Porto-E. Amadora. «Segui o Reinaldo Teles até a marisqueira e fiquei surpreso quando ele sentou-se na mesa. Fiquei constrangido, mas fiquei mais tranquilo ao ver que lá estavam o António Garrido e outro árbitro. Depois apareceram o Pinto da Costa e a sua companheira [Carolina Salgado], que ficaram numa mesa ao lado. No final quis pagar a contar, mas disseram-me que já estava paga. Talvez tenha sido o Reinaldo Teles ou o Pinto da Costa. Não sei». Sobre a importância e o papel de António Garrido na relação do FC Porto com os árbitros, Jacinto Paixão disse não ter dados concretos. «Não sei qual é o peso dele. Comigo ele nunca falou nada, mas sei que acompanhava os jogos do FC Porto. Não sei qual é o clube dele e não estou preocupado com isto. Uma coisa eu sei: ele é sogro do Olegário Benquerença».

Janeiro, 20 O Tribunal da Relação de Lisboa confirma a decisão da primeira instância que decidira absolver os 16 arguidos do processo das viciações das classificações dos árbitros, decorrente do Apito Dourado. A decisão foi proferida esta quinta-feira e tem como relator o Juiz Desembargador Carlos Benido.

Janeiro, 24
O presidente da comissão administrativa do Beira-Mar, António Regala considera que não existiu penalti sobre Hulk e que o árbitro só marcou falta devido à pressão que foi exercida sobre ele antes do jogo, nomeadamente pelo técnico portista André Villas-Boas. Os aveirenses contestam assim o árbitro João Ferreira no lance que deu a vitória ao FC Porto.

Fevereiro, 2Em vésperas de Clássico FC Porto - Benfica, a contar para as meias finais da Taça de Portugal, a Casa do Benfica em Gaia foi mais uma vez vandalizada, desta feita às 4 da manhã do dia do jogo.

Depois do Clássico FC Porto - Benfica, jogo que o Benfica venceria por 2-0, a viatura encarnada é apedrejada já na A1, antes das portagens do Grijó, no regresso a Lisboa. Um vidro partido, entre outros danos.

Fevereiro, 4
O presidente do Marítimo, Carlos Pereira, denuncia a existência de «ameaças» do FC Porto no caso Kléber. O dirigente diz «Não aceitámos a primeira proposta vinda do Atlético Mineiro, porque era inferior ao que estava contratualmente estabelecido. O Atlético e o FC Porto não quiseram aceder às pretensões do Marítimo, por isso, as posições extremaram-se. O Marítimo não quer ter más relações, mas não cedemos de forma alguma.» O presidente do clube insular deu ainda conta de um«contacto com o FC Porto», do qual, frisou, apenas resultaram «ameaças»«Mas não nos intimidamos com as ameaças, porque achamos que a justiça irá resolver esta situação», vincou.

Fevereiro, 8
O árbitro Fernando Dias, da AF Viseu, Rodrigo Guedes e Jerónimo Medeiros, ambos dirigentes do Sporting de Lamego, bem como o próprio clube, começaram a ser julgados no Tribunal de Viseu por crimes de corrupção e tráfico de influências. Segundo a acusação, os dirigentes desportivos e o árbitro foram apanhados pela PSP, em Novembro de 2007, a transaccionar dinheiro numa das entradas de Castro Daire. Os arguidos optaram por não prestar depoimento. A primeira testemunha ouvida foi João Caiado, presidente do Conselho de Arbitragem, João Caiado, que contou ter sido recebido uma denuncia por parte de Mário Lima, dirigente do Campia, e que recebeu um telefonema do árbitro Carlos Pires a contar que outro árbitro lhe estava a oferecer dinheiro para influenciar o resultado do jogo que ia arbitrar no dia seguinte, nomeadamente o Cinfães-Sampedrense. O árbitro José Cunha foi detido pela PSP na saída da A24 para Castro Daire, juntamente com Rodrigo Guedes e Jerónimo Medeiros, em Novembro de 2007, mas foi absolvido entretanto num processo que correu em separado do Tribunal de Tondela.

Fevereiro, 12
Carlos Pereira - Presidente do Marítimo, cede uma entrevista ao jornal A Bola na qual acede se pronunciar sobre o caso-Kléber. Aparte criticar o carácter dos elementos da SAD do FC Porto dizendo que o «FC Porto usa as pessoas como se fossem guardanapos, limpa e deita fora!», refere-se também quanto às ofertas que estiveram em cima da mesa, aludindo «Valor oferecido pelo FC Porto por Kléber é superior ao do Sporting? Onde pára o dinheiro da diferença? No saco azul? No meu bolso não está...». Igualmente digno de registo pela gravidade da questão, Carlos Pereira diz que já tentou ajudar o Ministério Público a descobrir o que se passa em algumas transferências do futebol português, mas contudo garante que os arquivamentos se sucederam.

Fevereiro, 16
«Vou confessar... eu tenho dois contratos com o Leiria! Tenho um, em Portugal, registado na Liga, onde ganho 5 mil euros, e outro na Sérvia com os restantes 10 mil euros de ordenado. É esse outro contrato, puramente ilegal, que me deixaram de pagar há sete meses, totalizando os 70 mil euros» -Djuricic - Guarda-Redes do União de Leiria, em A Bola.

Fevereiro, 17
O diário desportivo A Bola afirma ter obtido confirmação de quem tem estado por dentro de todo o processo, a recusa da minoria de bloqueio à adequação dos estatutos à lei tem a ver com o facto de, com os novos estatutos, virem a perder a possibilidade de nomeação do Presidente do Conselho de Arbitragem para o qual têm desde já indigitado o antigo árbitro Paulo Costa da AF do Porto.

Fevereiro, 19
O autocarro do Benfica é mais uma vez, desta feita no regresso a Lisboa da equipa de voleibol, depois do triunfo sobre o Vitória de Guimarães, por 1-3, a contar para a primeira jornada da Fase Final do Campeonato Nacional. O treinador do Benfica, José Jardim, explica que «O autocarro foi apedrejado, tem um vidro partido, mas felizmente, não houve consequências graves com ninguém, o que é o mais importante.»

Fevereiro, 25
A SIC e o jornalista José Manuel Mestre exigem ao Estado 52 mil euros de indemnização, na sequência da sua condenação por difamação ao presidente do FC Porto, Pinto da Costa, numa sentença entretanto rejeitada pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. Em recurso extraordinário de revisão de pena, que deu entrada nos Juízos Criminais do Porto e que a Agência Lusa consultou hoje, o jornalista pede 4.099,91 euros de indemnização por danos patrimoniais e 15 mil euros por danos não patrimoniais, uma vez que a condenação lhe “obstaculizou, de forma relevante,” o exercício da profissão na área da sua especialidade, o desporto. 

A SIC pede, por sua vez, 33.099,47 euros, por danos patrimoniais. Aos valores pedidos deverão juntar-se juros e deduzir-se o que o Estado português foi condenado a pagar pelo tribunal europeu: 12.104,72 euros ao jornalista e 10.687,37 euros à estação de televisão. Em causa está uma entrevista em 1996 ao então secretário-geral da UEFA, em que José Manuel Mestre questionou Gerhard Aigner sobre como era possível que o presidente da Liga de clubes, que, ao mesmo tempo era presidente de um clube, se sentasse no banco de suplentes, à frente do árbitro, de quem era, “por inerência”, patrão. Pinto da Costa sentiu-se difamado com a pergunta e conseguiu que os Juízos Criminais do Porto condenassem o jornalista e a SIC ao pagamento de uma multa de 3.990 euros, numa decisão confirmada pelo tribunal de apelação em 2002. Já em 2007, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos considerou que a decisão da justiça portuguesa foi “ilegítima, injusta e infundada”.

O tribunal de Estrasburgo questionou que se sancionasse um jornalista “por ter formulado as suas perguntas de certa maneira” e considerou que com aquela sentença, a Justiça portuguesa “violou um direito fundamental do cidadão”, o da liberdade de imprensa.

Março, 5
O Benfica foi jogar o jogo do título de Hóquei em Patins ao Dragão Caixa no Porto tendo sido derrotado por 7-5 num jogo com alguns casos de arbitragem, como uma agressão, a 10ª falta cometida pelo Benfica e uma bola que parece ter entrado na baliza do Porto mas que porém não foi validada pela equipa de arbitragem. | Ver vídeo

Março, 6
O Benfica despede-se do título de futebol em Braga, após uma derrota por 2-1, num jogo em que a equipa de arbitragem composta por Carlos Xistra, José Cardinal e Luís Marcelino foram alvos de muitas críticas. | Ler artigo 1 | 2 | Ver vídeo

Março, 7
O Correio da Manhã notícia que «Os jogadores das modalidades do FC Porto ainda não receberam um euro desde o início do ano de 2011. Segundo apurou o CM, o incumprimento salarial está a gerar indignação nos balneários de hóquei em patins, andebol e basquetebol e há até relatos de casos mais dramáticos, em que atletas tiveram de recorrer a empréstimos de colegas de plantel para cumprirem as obrigações mensais.» | Ler mais

Março, 8
O jornal Record noticia o que Correio da Manhã anunciara no dia 7 de Março de 2011, referente ao não pagamento de salários dos atletas das modalidades do FC Porto. | Ler mais

Março, 11
Rui Gomes da Silva é alvo de emboscada. O vice-presidente do Benfica para a área institucional e administrador da SAD encarnada é agredido à saída de um restaurante na Foz, no Porto. André Villas-Boas, a jantar no mesmo espaço, cumprimenta o VP do Benfica quando se encontra a sair, algum tempo depois, quando o grupo que jantara com com Rui Gomes da Silva se apronta também para sair do restaurante, dois indivíduos encapuçados agridem-no ao mesmo tempo que dizem «isto é para não dizeres mal do FC Porto». | Ler mais | Ver vídeo

Março, 13
Pinto da Costa desvaloriza a agressão a Rui Gomes da Silva, inclusivé alegando que foi uma«simulação de agressão a um palhaço». O presidente portista insurge-se ainda contra o Jornal A Bola. | Ver vídeo

Março, 21
No regresso da deslocação à Mata Real, o carro onde Luís Filipe Vieira seguia foi atingido por um saco de pedras, ferindo o presidente encarnado e o motorista, na face e mão esquerda. O veículo seguia pela autoestrada que une Paços de Ferreira ao Porto quando foi atingido. | Ver vídeo | Capa Record | Capa A Bola

Abril, 2
A Casa do Benfica em Ermesinde é alvo de actos de vandalismo na madrugada. Pedras e garrafas foram arremessadas contra os vidros do edifício. O presidente da Casa do Benfica em Ermesinde, Adérito Silva, estima em mais de 300 euros os estragos provocados pelo apedrejamento durante a madrugada. «Estou um pouco nervoso e revoltado. É a sexta ou a sétima vez que isto acontece e a casa ainda está pintada de azul. Da última vez gastámos mais de cinco mil euros, agora temos de substituir o vidro e os alumínios».

O encontro FCPorto-V.Guimarães em juniores fica marcado pela confusão ao intervalo, no túnel de acesso aos balneários, algo que foi percetível do exterior. O treinador vimaranense, Armando Evangelista, surgiu muito agastado no fim do encontro e garantiu que foi insultado e os seus jogadores agredidos, por jogadores e staff do FCPorto.

Abril, 3
A Casa do Benfica de Évora é vandalizada de madrugada. Várias coisas foram escritas e para além das asneiras pôde ler-se ´reserbado´ e ´FC Porto Campeão´. «Foram partidas também duas janelas», afirmou José António, presidente da Direcção da Casa do Benfica de Évora.

A Casa do Benfica de Gondomar é vandalizada, os benfiquistas foram barricados.

A Casa do Benfica de Ermesinde foi novamente vandalizada. Adérito Silva, Presidente da Casa, em conversa com a BTV refere que apareceram 100 indivíduos que tentaram por todas as vias entrar na Casa, na qual os benfiquistas e os 2 policias presentes se barricaram. O presidente da Casa referiu ainda conversas entre os policias e os prevaricadores, sem que ninguém tenha sido preso. Adérito Silva referiu-se ainda episódios no passado, como os sucedidos para a Taça da Liga no passado, em que garrafas e pedras arremessados chegaram atingir uma senhora e outros benfiquistas presentes nas costas e na cabeça.

Violência e carga policial antes do Benfica - FC Porto | Ver vídeo

Um adepto do Benfica (Vasco Cabral, 28 anos) fica gravemente ferido antes do Benfica - FC Porto, fruto da intervenção da PSP que disparou balas de borracha para dispersar a multidão mas que acaba por atingir esse mesmo adepto no olho esquerdo, cegando-o. A PSP de Lisboa manteve-se a par e passo da evolução clínica do adepto, acabando por libertá-lo uma vez constatado que o adepto não voltaria a ver daquela vista. | Ver vídeo

Vítor Hugo Ribeiro da Costa, de 20 anos, é detido antes do início do encontro entre Benfica e FC Porto, por ter na sua posse um engenho pirotécnico aquando da revista antes da entrada no recinto. Mais tarde o jovem viria a alegar que o engenho se encontrava no chão, a um metro de si, negando também pertencer à claque organizada do FC Porto, os SuperDragões.

Os jogadores portistas insultam o Sport Lisboa e Benfica durante os festejos. Ver vídeo

Abril, 9
A Praia da Rocha, em Portimão, foi literalmente tomada de assalto de manhã por um grupo de adeptos portistas, protagonistas de assaltos vários, nomeadamente na Avenida Tomás Cabreira. Comerciantes da localidade algarvia falaram de um autêntico arrastão nos expositores de lojas de roupa e ‘souvenirs’, denunciando furtos de camisolas, t-shirts, bolas de futebol, óculos de sol e outros artigos. Funcionária de uma das lojas de roupa assaltadas, Madalena explicou que num dos casos um grupo de cerca de 15 adeptos portistas entrou naquele estabelecimento e começou a recolher tudo que era bolas, blusas e t-shirts azuis, escondendo-as por debaixo das próprias camisolas e saindo sem pagar; «Já tinham feito o mesmo na nossa outra loja, 100 metros atrás, e outros comerciantes queixaram-se do mesmo», disse, sublinhando que, pilhadas a partir das 09:00, a grande maioria das lojas encerrou às 10:00 no dia em que o FC Porto joga em Portimão para a Liga. Estacionada diante do hotel Algarve, nem a carrinha de distribuição de bolos escapou, sendo também ela atacada por elementos afectos ao clube do Dragão, confidenciou outro comerciante. Perante as queixas que foi recebendo, a PSP enviou uma brigada de choque para o local e identificou alguns dos assaltantes, conseguindo recuperar parte dos artigos. Ao Destak, fonte do comando distrital da PSP em Faro negou, contudo, que tenha havido qualquer tipo de arrastão; «A única participação que temos é a de uma bola roubada. Mas o indivíduo em causa foi identificado e pagou o artigo», frisou a Comissária responsável.

Abril, 17
O Benfica queixou-se da arbitragem no jogo, domingo, com o Beira-Mar, da 27.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, em que o árbitro Elmano Santos anulou um golo aos "encarnados". O treinador-adjunto do Benfica, Raul José, disse que a equipa foi "penalizada outra vez", depois do árbitro, por indicação do assistente, ter invalidado o golo no final da primeira parte, na sequência de um livre indirecto apontado pelo argentino Aimar, tendo a bola sido desviada por Djamal. "Tiraram-nos um golo", afirmou o elemento da equipa técnica liderada por Jorge Jesus, que se encontra a cumprir castigo imposto pela Comissão Disciplinar da Liga. Raul José acrescentou que "a interpretação do árbitro foi a de transformação de um livre indirecto em directo" e regozijou-se pela "equipa do Benfica", que, frisou, "foi competente".

Abril, 20
O FCPorto desloca-se à Luz com a obrigatoriedade de recuperar de uma desvantagem de 2-0 consentida na 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal no Dragão, isto caso queira marcar presença na final no Jamor. O assistente de Carlos Xistra acaba por validar o 2-0 ao FCPorto em que Hulk se encontra claramente em offside. O jogo acaba por terminar 1-3 e o Benfica fica arredado da final.

Em dia de Clássico que o FC Porto vence por 3-1 e se classifica para a final da Taça de Portugal, Sapunaru e Fernando agridem assistentes do recinto desportivo, episódios lamentáveis que não viriam a merecer qualquer inquérito ou sequer destaques de maior por parte da comunicação social. |Ver vídeo

Maio, 4
Martins dos Santos é constituído arguido pelo Tribunal de Gondomar, suspeito de um crime de tráfico de influências. O ex-árbitro fora detido um dia antes pela Polícia Judiciária, depois de ter recebido pouco mais de mil euros do São Pedro da Cova para alegadamente evitar a descida do clube dos distritais do Porto. Martins dos Santos terá pedido cinco mil euros, os responsáveis do clube pagaram, informando a PJ, pouco mais de mil, em notas marcadas, com as quais o ex-árbitro seria apanhado. Presente durante a tarde a um juiz no Tribunal de Gondomar, Martins dos Santos foi constituído arguido, estando sujeito a Termo de Identidade e Residência. O presidente do São Pedro da Cova, Vítor Silva, não quis comentar o caso. | Ler mais I II

O diário desportivo «Marca» avança na edição de 4 de Maio de 2011 que dirigentes do FC Porto, incluindo o presidente Pinto da Costa, terão jantado com o árbitro holandês Bjorn Kuipers após a vitória do FC Porto sobre o Villarreal, por 5-1, na quinta-feira passada. O jornal garante que Kuipers jantou com Reinaldo Teles, homem de confiança de Pinto da Costa, e António Garrido, antigo árbitro e colaborador do FC Porto, em Matosinhos. Pinto da Costa ter-se-á juntado mais tarde. O referido jornal recorda que a UEFA proíbe qualquer acompanhamento dos clubes aos árbitros durante as estadas destes para apitar jogos, dando conta de que o juiz holandês assinalou um penálti contra o Villarreal (quando o jogo estava 1-1) e que o 4-1 foi conseguido através de um fora-de-jogo. Pinto da Costa refutaria as acusações, não deixando de transparecer a existência de uma resposta preparada ao qual não faltou sequer um nítido entendimento do itinerário dos árbitros; «Os árbitros andaram sempre com os delegados e nenhum director esteve com eles», assegurou aos jornalistas. | Ler mais I | II | III | IV

Maio, 6
«Martins do Santos pode ir para a prisão». | Ler mais

Maio, 11
O Jornal de Notícias noticia que Hulk e Walter foram identificados pela polícia por abandonarem o local de um acidente. De acordo com o Jornal de Notícias, os atletas do FC Porto estiveram envolvidos num acidente de carro em Matosinhos e saíram do local antes de chegar a PSP. Segundo o diário os dois atletas alegaram que abandonaram o local com a necessidade de transportar de emergência a mulher de Walter, que se encontra grávida, ao hospital. As circunstâncias do acidente ainda estão por apurar.

Uma alegada confissão de Jacinto Paixão, ex-árbitro, é publicada no Youtube. Contactado pelos orgãos de comunicação acaba por não prestar qualquer tipo de comentários; «Sobre isso não faço comentários». «O meu nome é Jacinto Paixão, conhecido ex-árbitro. O que vou dizer a seguir destina-se a ficar gravado para a posteridade, caso me aconteça alguma coisa a mim ou à minha família. Benfica-Moreirense, empate a uma bola, no dia 29 de Fevereiro de 2004: o Porto entrou em contacto comigo para influenciar o resultado do jogo. O Porto-Estrela da Amadora, na época de 2003/04: é verdade que o Porto nos ofereceu raparigas, como era habitual fazer, tal como aconteceu no jogo Porto-Académica, de 2002/03. Naquela noite após o jogo Porto: Estrela da Amadora, juntámo-nos, eu e os meus assistentes, com Reinaldo Teles, António Garrido e o árbitro Paulo Silva e os seus assistentes. Eu fui o único prejudicado porque todos mamavam, mas eu é que fiquei prejudicado para sempre. É verdade que o Porto me pagou uma viagem através da agência Cosmos, em 1998, para eu ir a Marrocos com os meus dois assistentes e o árbitro João Rosa Penicho.» Ver vídeo

Maio, 14
A confissão de Jacinto Paixão, arguido no processo Apito Dourado, posta a circular na Internet há dias no YouTube, surge desta feita modificado, mostrando a imagem do registo de voz publicado há alguns dias. Agora, em vídeo, vê-se e ouve-se o antigo árbitro confessar que o FC Porto contactou-o para influenciar o Benfica-Moreirense (1-1) de 2003/04 e que os dragões «ofereceu raparigas, como era hábito fazer» no jogo com o Estrela da Amadora, na mesma época. Por último, afirma ter ido a Marrocos, numa viagem paga pela Agência Cosmos, através do FC Porto. Quando o registo de voz foi publicado, esta semana, Jacinto Paixão recusou-se a comentar e não confirmou, nem desmentiu ter efectuado a confissão. | Ver vídeo

Maio, 23
A Procuradoria-Geral da República (PGR) recebe uma queixa contra o presidente do FC Porto por causa de um jantar com o árbitro do FC Porto-Villarreal, respeitante à primeira mão das meias-finais da Liga Europa.  No jantar estiveram Pinto da Costa, Reinaldo Teles, administrador da SAD do clube, e o ex-árbitro António Garrido com o holandês Bjorn Kuipers, designado para arbitrar o FC Porto-Villarreal de 28 de Abril, constara na notícia publicada pelo jornal espanhol Marca em 4 de Maio.

«Este fim de semana fui vitíma de tentativa de homicídio: Desapafusaram-me uma jante do meu Jep. Como estou sempre atento ao que pode acontecer aos meus carros, detectei o crime e apresentei queixa na polícia. Foi feita uma peritagem à jante e aguardo resultados. Deixo aqui esta informação porque vos quero como testemunhas se me acontecer algum "acidente". OBG.», escreveu Marinho Neves na sua página do Facebook.

Maio, 24
O Correio da Manhã publica uma notícia alegando que a «PJ investiga luvas de Pinto da Costa»Pode ler-se que «São várias cartas rogatórias e foram enviadas para diversos locais da Europa. Há suspeitas de que elevadas quantias provenientes de luvas pelas transferências de jogadores tenham sido transferidas para paraísos fiscais, voltando Pinto da Costa, presidente do FC Porto, a estar no centro da investigação. Anos depois de o inquérito ter sido iniciado, por branqueamento de capitais e fraude fiscal, na sequência da extracção de uma certidão do «Apito Dourado», a PJ tenta agora dar-lhe um novo fôlego Já foram detectados vários casos de fuga ao pagamento de impostos – usando a imobiliária de Cedofeita – e a informação aguardada dos bancos é determinante para a conclusão da investigação de branqueamento.»

Junho, 11
Lista dos nomes aprovados pela UEFA para as competições de 2011/13: Delegado do jogo (competições masculinas): José Guilherme Aguiar e Álvaro Albino. Delegado do jogo (competições femininas): Teresa Romão. Delegado do jogo (futsal): Pedro Dias e João Rocha. Observadores de árbitros: António Manuel Almeida Costa (António Costa), Nuno Castro, Carlos Manuel Ferreira Matos e Vítor Melo Pereira. Outros comissários de jogo e instrutores: Carlos Lucas (diretor de estádio) e Onofre Costa (responsável pelos medias). Candidaturas aceites: António Rosa (controlo antidoping) e João Morais (delegado do jogo).

Agosto, 10
Cosme Machado perdoa um penálti à Académica por falta de Sougou sobre Javí Garcia. O Benfica perde a partida por 2-1.

Agosto, 14
O FC Porto vence 1-0 o Vitória de Guimarães. Olegário Benquerença assinalou grande penalidade discutível por uma suposta carga de Leonel Olímpio sobre Sapunaru na área, já ao cair do pano perdoa um penálti ao FC Porto por mão na bola de Rolando. Os vimaranenses mostram-se indignados com a arbitragem. | Ver vídeo

Agosto, 19
Rui Silva, árbitro que havia sido suspenso por 20 meses no âmbito do processo Apito Dourado, regressa directamente para arbitrar um jogo da 1ª categoria, mais especificamente o FC Porto - Gil Vicente. Logo ao minuto dois Otamendi trava Hugo Vieira, que seguia completamente isolado para a baliza. O central viu amarelo, mas teria obviamente de ser vermelho. Poucos minutos depois Rui Silva viu um ligeiríssimo encosto de João Vilela a Hulk na área, apontando para a marca da grande penalidade. O treinador de Barcelos Paulo Alves lamenta-se da arbitragem. | Ver vídeo

Agosto, 27
Entrevista do jornal O Jogo a Michel Platini Ler mais

Setembro, 29
O Standard de Liége reclama incumprimento no pagamento dos atletas Defour e Mangala, contratados pelo FC Porto aos belgas. No site do clube belga pode ler-se «Não obstante o facto das transferências dos nossos jogadores e Steven Defour e Eliaquim Mangala datarem de meados de Agosto, e apesar de várias advertências, o clube campeão em título da Liga Europa e actual campeão de Portugal ainda não cumpriu as suas obrigações financeiras com o Standard Liege. A direcção do nosso clube lamenta que o FC Porto depois de ter beneficiado da compreensão do Standard de Liége para a transferência de dois dos seus jogadores, não retribua a cortesia e coloque ponto de honra na resolução da dívida.»Outubro, 31
Os belgas do Standard de Liège ultimam o FC Porto dando-lhes até 2 de novembro para pagar a primeira prestação do central Mangala. O clube belga desmente ainda as informações de que já teria recebido dinheiro de Mangala, confirmando apenas a entrada da primeira prestação de Defour, e afirmam também que o processo que entretanto deu entrada na Uefa é para continuar até a situação estar regularizada, ameaçando por último avançar para a solicitação da retirada da licença do jogador. O administrador da SAD do FC Porto, Angelino Ferreira, afirmara na passado dia 27 de outubro que a situação estava a ser regularizada mas que era «uma história mais complexa do que a que saiu nos jornais (...) houve coisas estranhas que afetam os mercados».

Novembro, 8
Mossoró e Berni foram os embaixadores do SC Braga na visita à escola EB2-3 de Celeirós, que fica marcada por um episódio insólito. Um estudante com a camisola do Benfica foi aconselhado a não assistir à sessão de autógrafos, não fosse a sua presença ser confundida como uma... provocação. |Ver imagem

Novembro, 19
Arbitragem tendenciosa e em claro prejuízo da equipa de Andebol do Benfica protagonizada por Daniel Martins e Roberto Martins, no FC Porto-Benfica (23-22) a contar para o campeonato nacional.

Novembro, 27
O presidente do FC Porto Pinto da Costa insulta um jornalista da TVI no final do jogo entre o FC Porto e o Sp. Braga, no Dragão. Tudo sucedeu numa zona do Estádio do Dragão vedada ao público. De acordo com testemunhas, o jornalista Valdemar Duarte, que narrou a partida em directo, foi confrontado por Pinto da Costa depois de descer da tribuna de imprensa. Nessa altura, o presidente portista, rodeado por elementos do clube, insultou o jornalista. Um pouco depois, uma das pessoas que acompanhavam Pinto da Costa agrediu Valdemar Duarte. Mais à frente, junto à entrada da sala de imprensa do Estádio do Dragão, seguranças ameaçaram fisicamente o jornalista, pressionando-o para que abandonasse de imediato as instalações. As ocorrências foram comunicadas a elementos da Polícia de Segurança Pública em serviço no Estádio. A situação foi revelada no programa «Maisfutebol Jornada», da TVI. Maisfutebol tentou contactar, ao longo da noite, dois elementos da estrutura portista. Nenhum atendeu o telefone ou respondeu a mensagens, pelo que não é possível apresentar qualquer comentário do clube azul-e-branco.

Dezembro, 1
«Salários em atraso no Dragão Caixa. As modalidades do FC Porto estão com quase três meses de salários em atraso, segundo o nosso jornal conseguiu apurar: Na semana passada os capitães das equipas de andebol, basquetebol e hóquei em patins reuniram-se com elementos da direção das modalidades no sentido de tentar resolver a questão e na ocasião foi-lhes prometido que os vencimentos seriam pagos dentro em breve. Fonte do FC Porto contactada por Record confirmou a existência de atrasos, mas apenas no mês de outubro, garantindo, por outro lado, que tudo será resolvido no decorrer da próxima semana.»

CONTINUA...

1 comentário:

Manuel disse...

Convém sempre lembrar esta pouca vergonha. Mas memórias de factos nunca serão apagadas
Os vídeos desapareceram como que por encanto. A máquina de propaganda Goebbeliana não dorme e retira aquilo que são provas visuais de crimes.